Técnicos em saúde participam de treinamento sobre esquistossomose e geohelmintoses

A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz e o Ministério da Saúde, realizará um treinamento sobre esquistossomose e geohelmintoses destinados aos técnicos das unidades hospitalares e vigilância epidemiológica. O evento será realizado nos dias 24 a 27 de setembro a partir das 8 horas no auditório do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen).

Segundo a gerente da divisão de Vigilância Epidemiológica Alissandra Santos, “o treinamento tem por objetivo capacitar técnicos que irão realizar análise de amostras, manuseio, armazenamento e transporte do material coletado. Irão participar do curso profissionais de saúde dos municípios de Epitaciolândia, Senador Guiomard, Rio Branco, Feijó e Cruzeiro do Sul”.

O Ministério da saúde (MS) está realizando Inquérito Nacional da Prevalência da Esquistossomose e Geohelmintoses, com a realização de exames coproscópicos em crianças de 7 a 14 anos da rede escolar

Segundo dados obtidos pelo MS, esse estudo possibilitará a redefinição das políticas públicas direcionadas ao tratamento dessas doenças. A análise servirá para descrever o modo atual de propagação da esquistossomose no país, quando se deseja determinar a direção e o sentido das possíveis mudanças ocorridas nos níveis endêmicos da infecção ou da doença.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter