O Acre sediou a oficina realizada pela primeira vez na Região Norte pelo Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar – SUS) do Ministério da Saúde (MS). O evento aconteceu nesta quarta (21), na sede do DataSUS, em Rio Branco, para orientar os secretários de Saúde de cinco municípios a otimizar os recursos repassados pelo governo federal e distribuídos em todo país, no valor de R$ 17 milhões. Esses recursos devem ser investidos na estruturação dos serviços farmacêuticos do Sistema Único de Saúde (SUS).
A equipe do MS tem por objetivo buscar estratégias de apoio na utilização desses recursos e monitorar os gastos dos municípios beneficiados, entre eles Mâncio Lima, Xapuri, Rodrigues Alves, Assis Brasil e Porto Acre. O Qualifar – SUS irá auxiliar no processo de aprimoramento, implementação e integração das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde visando uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada.
“Essa é a 15ª oficina que o Qualifar – SUS realiza no Brasil, com 453 municípios contemplados no país e 53 só na Região Norte. Aqui no Acre vamos capacitar cinco municípios”, explica a coordenadora-geral da Assistência Farmacêutica Básica do MS, Noemi Tavares.
Noemi diz ainda que a Assistência Farmacêutica vai utilizar um sistema de informação da internet fornecido pelo Ministério da Saúde que possibilita a identificação em tempo real dos estoques nas centrais de abastecimento farmacêutico, nas farmácias e nas unidades de dispensação.
Para a secretária de Saúde de Xapuri, Alessandra Caminha, com esse apoio, o município, que é de pequeno porte, vai conhecer uma nova estratégia de armazenamento dos medicamentos. “Iremos investir em locais climatizados, comprar equipamentos e reestruturar a despensa de medicamentos”, afirma.
{xtypo_rounded2}
Conheça o Qualifar – SUS
A Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar – SUS) está organizada em quatro eixos: estrutura, educação, informação e cuidado.
Eixo Estrutura: visa contribuir para a estruturação dos serviços farmacêuticos no SUS, de modo que sejam compatíveis com as atividades desenvolvidas na Assistência Farmacêutica, considerando a área física, os equipamentos, os mobiliários e os recursos humanos.
Eixo Educação: visa promover a educação permanente e capacitação dos profissionais de saúde para qualificação das ações da Assistência Farmacêutica, voltadas ao aprimoramento das práticas profissionais no contexto das redes de atenção à saúde.
Eixo Informação: realiza a produção de documentos técnicos e disponibiliza informações que possibilitem o acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações e serviços da assistência farmacêutica;
Eixo Cuidado: visa inserir a assistência farmacêutica nas práticas clínicas, promovendo a resolutividade das ações em saúde, otimizando os benefícios e minimizando os riscos relacionados à farmacoterapia.{/xtypo_rounded2}