Gestores e técnicos de várias áreas da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) participaram, na última semana de abril, das comemorações pelos 30 anos do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizado em Brasília. A data foi festejada com um Seminário Internacional: Atenção Primária à Saúde – Acesso Universal e Proteção Social.
Além do seminário, houve a 1ª Mostra Nacional de Redes de Atenção à Saúde: o Estado e as Redes de Atenção à Saúde, na qual as SES tiveram a oportunidade de divulgar suas experiências na organização de redes regionais de atenção à saúde.
Melhoria da Atenção Primária: Ação Articulada da SES na Construção da Rede de Atenção foi o tema apresentado pela Sesacre. “Apresentamos os avanços e desafios que a Secretaria de Saúde teve para a construção da rede de atenção no Acre”, explica a gerente da Divisão de Atenção Primária da Sesacre, Elizete Araújo. Segundo ela, os trabalhos apresentados pela equipe e os painéis demonstrativos que estavam em exposição durante a mostra serão publicados no próximo livro do Conass.
Rede de Atenção no Acre
De acordo com Elizete, a organização da rede de atenção no Acre intensificou-se durante o ano de 2009 com as primeiras oficinas realizadas em parceria com os técnicos do Conass, nas quais ficou definida a concretização de outras oficinas. Em abril de 2010, seguindo a proposta do Conass, foi realizada a 1ª Oficina de Redes na Região do Alto Acre, junto aos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri.
A partir das oficinas, observou-se a necessidade de reorganização e integração das diferentes áreas técnicas da Sesacre, por meio das ações já desenvolvidas e incorporadas pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade. “Para isso foi formalizado um grupo, através de portaria estadual, estabelecendo a integração das áreas técnicas para apoio institucional aos municípios, trabalhando a compreensão das linhas e redes de atenção a saúde”, informa.
Além de Elizete Araújo, também participaram do evento a gerente da Divisão de Saúde Bucal, Verônica Fernandes, a assessora técnica do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dape), Maria Escudeiro, a técnica do Núcleo de Monitoramento e Avaliação da Sesacre, Rosangela Maia, a gerente da Divisão de Saúde Mental, Ximena Catalan, e a gerente da Divisão de Agravos Não-Transmissíveis, Adriana Lobão.