Monitoramento

Técnicos concluem 1ª etapa de monitoramento de planos de ação de enfrentamento ao trabalho infantil

A Secretaria de Estado de Assistência Social, de Direitos e Humanos e Políticas para Mulheres (SEASDHM), por meio da coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, juntamente com o Departamento de Gestão do SUAS/Vigilância Socioassistencial, concluíram nesta quinta-feira, 10, a 1ª etapa do monitoramento dos planos de ação de enfrentamento ao trabalho infantil nas casas de farinha na regional do Vale do Juruá e, também, o monitoramento do Programa Lancha da Assistência Social.

Ação contou ainda com monitoramento do Programa Lancha da Assistência Social Foto: Cedida

O monitoramento faz parte do termo de doação do equipamento náutico em no caso específico do estado do Acre, tem o agravante de deixar de ser utilizado devido às condições de navegação dos rios acreanos.

Ações percorrem os municípios de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima Foto: Cedida

“O monitoramento é a etapa fundamental para o alcance de objetivos e metas de qualquer planejamento e, na ocasião, políticas públicas voltadas ao enfrentamento a essa grave violação de direitos que se esconde através da cultura do trabalho infantil”, destacou Regiane Ferreira, chefe do Departamento da Gestão do SUAS.

As ações percorrem os municípios de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima e foram concluídas nos municípios de Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul e tem por objetivo prevenir e enfrentar o trabalho infantil nas casas de farinha do Juruá.

“Estamos concluindo essa primeira etapa de monitoramento e percebemos o quanto o fator amazônico torna desafiador levar políticas públicas às comunidades mais distantes da zona rural”, ressaltou o coordenador estadual do PETI, Elissandro Freitas.

Região do Juruá foi atendida com a visita técnica Foto: Cedida

Reuniões com as políticas setoriais de cada município, aplicação de instrumental de monitoramento específico e visita às comunidades rurais, foram as atividades realizadas pelos técnicos.

Enfrentamento ao trabalho infantil é realizado pela equipe da secretaria Foto: Cedida

“O monitoramento do plano tem como foco avaliar a execução das metas traçadas e permitir a adoção de medidas corretivas para sua operacionalização. A presença da Coordenação Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, através da SEASDHM, vem contribuir e auxiliar nesta avaliação, fortalecendo as ações voltadas para a proteção das famílias”, afirmou Adriana Barros de Miranda, secretária adjunta de Desenvolvimento Social de Cruzeiro do Sul.