Teatrão recebe “Mistero Buffo” dias 25 e 26

A comédia investe na linguagem do palhaço circense (Foto: Divulgação)
A comédia investe na linguagem do palhaço circense (Foto: Divulgação)

O Teatro Plácido de Castro recebe, nos dias 25 e 26 deste mês, o espetáculo teatral “Mistero Buffo”, de Dario Fo, com o Grupo La Mínima de Circo e Teatro, de São Paulo. Com direção de Neyde Veneziano, a montagem é um projeto selecionado no Programa Petrobras Distribuidora de Cultura.

A peça reúne quatro dos 20 episódios da obra-prima de Fo, inspirados nos jograis medievais. “A Ressurreição de Lázaro” satiriza a espetacularização do milagre; “O cego e o paralítico” mostra dois mendigos com medo de serem curados por Jesus, pois não querem trabalhar. Em “O louco e a morte” e “O louco aos pés da cruz”, um demente desafia a morte e questiona o sacrifício de Cristo.

O elenco reúne Domingos Montagner, Fernando Sampaio e Fernando Paz. São mais de 20 personagens interpretados pela dupla de palhaços, acompanhada ao vivo por um músico-ator, também palhaço. Uma tragicômica pantomima final completa a obra.

A comédia, em tom satírico, investe na linguagem do palhaço circense. Os atores se aproximam do teatro popular, buscando sua essência no corpo, na voz e na música ao vivo, sem os recursos de maquiagem, figurinos ou nariz vermelho. O espetáculo tem o apoio do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM). Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia entrada).

Conferência – O projeto realiza também a conferência “A dramaturgia do palhaço”. A ideia é que os participantes conheçam os conceitos do grupo La Mínima e a importância do palhaço dentro da dramaturgia ocidental. O encontro será no domingo, 26, às 15 horas no Teatro Plácido de Castro.

Serviço

Dia 25/01 (sábado) – 20 horas, e 26/01 (domingo) – 19 horas – Informações: (68) 3224-6090

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter