TCU garante continuidade das obras da Cidade do Povo

“O TCU, à luz de sua responsabilidade institucional tomou uma decisão que atende ao povo do Acre", disse o governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“O TCU, à luz de sua responsabilidade institucional tomou uma decisão que atende ao povo do Acre”, disse o governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

As obras das unidades habitacionais do programa Cidade do Povo já podem ser retomadas. O embargo causado pela medida cautelar do Tribunal de Contas da União (TCU) foi suspenso nesta quarta-feira, 26, em decisão colegiada, relatada pelo ministro Augusto Sherman. As empresas devem retomar hoje os trabalhos. A decisão atesta a legalidade nos procedimentos executados durante todo o processo.

“O TCU, à luz de sua responsabilidade institucional, tomou uma decisão que atende ao povo do Acre. O embargo foi decidido em cima de informações que não eram verdadeiras, de que as obras de terraplanagem sequer tinham começado, quando na verdade já temos a construção de casas. O importante é que estamos caminhando novamente”, disse o governador.

“O dia mais triste da minha vida foi quando fomos informar o embargo das obras para os trabalhadores, pais de família, que disseram com lágrimas nos olhos que aquele era o único trabalho que tinham”, disse o vice-governador César Messias.

As obras de infraestrutura – ruas, escolas, unidades de saúde e outros equipamentos públicos que já começaram a ser construídos e são de responsabilidade do governo do Estado – não foram atingidas pela medida cautelar do TCU, não sendo, portanto, paralisadas.

“O dia mais triste da minha vida foi quando fomos informar o embargo das obras para os trabalhadores", afirmou o vice-governador César Messias (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“O dia mais triste da minha vida foi quando fomos informar o embargo das obras para os trabalhadores”, afirmou o vice-governador César Messias (Foto: Sérgio Vale/Secom)

De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Acre (Fieac), mais de vinte mil postos de trabalho serão gerados durante as obras, movimentando em média R$ 7,2 milhões mensalmente com o pagamento de salários para os trabalhadores. Será investido R$ 1,1 bilhão nas obras da Cidade do Povo.

 

{xtypo_rounded2}

O que eles disseram

Elson Santiago, presidente da Aleac

Elson_Santiago348{xtypo_quote}A Assembleia Legislativa se mobilizou por este projeto, formou uma comissão para acompanhar o caso e designou um representante para ir ao Tribunal de Contas da União tentar levar informações corretas para esclarecer o processo e tentar reverter o quadro{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}O TCU deu parecer favorável considerando a transparência do processo, os contratos, os documentos e a relevância dessa grande obra

Deputado estadual Denilson Segóvia{/xtypo_quote}

Deputado estadual Jamyl Asfury

Jamil_Asfuri_0{xtypo_quote}A Aleac formou uma comissão mista com empresários e trabalhadores e fomos até Brasília para apresentar ao TCU as informações com clareza e o impacto dessa obra, os danos que seriam causados{/xtypo_quote}

Fátima Adelaide, presidente da Associação dos Manejadores de Madeira Certificada (Assimanejo)

Fatiam_Adelaide_7{xtypo_quote}Toda a economia do Acre seria prejudicada em efeito cascata e os trabalhadores já estavam em processo de demissão. Vamos agora recuperar o tempo perdido. Serão utilizadas 117 mil portas e janelas, além da madeira usada na obra e precisamos trabalhar muito{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Essa é uma grande vitória que vai beneficiar não só a economia do estado, mas também milhares de famílias. É uma vitória nossa e do nosso governador, em quem confiamos plenamente

Auricélio do Nascimento, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Acre (Sintiacre) {/xtypo_quote}

Frederico Moura Leite, representante do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon)

Frederico_Moura_3{xtypo_quote}Nós comemoramos a decisão e agora vamos retomar as obras. A indústria da construção civil e os trabalhadores podem voltar à normalidade{/xtypo_quote}

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter