Técnicos do MS monitoram Programa de Controle da Tuberculose no Acre

Iniciativa está presente nos 22 municípios do Estado, com cobertura de tratamento de 97,6% por unidade de saúde

Com o propósito de dinamizar e aproximar o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) dos Estados e municípios brasileiros, o Ministério da Saúde (MS) adota como estratégia o monitoramento e acompanhamento dos programas estaduais e municipais com visitas de técnicos em ações programáticas para o controle da tuberculose.  A equipe do MS, representada pelas médicas Rosália Maia, Dinalva Soares Lima e Regiane Cardoso de Paula, monitora durante esta semana várias unidades de saúde de Rio Branco. Nesta quinta-feira, 5, a partir das 15 horas, está prevista uma visita à unidade de saúde Cláudia Vitorino, na entrada do bairro Taquari.

O secretário de Estado de Saúde, Osvaldo Leal, recepcionou a equipe em seu gabinete, onde apresentou os principais projetos de governo para a saúde e destacou a decisão política de priorizar as ações para o controle da tuberculose. Entre os 22 países responsáveis por 80% de casos de tuberculose no mundo, o Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ocupa o 16º lugar. O MS prioriza o controle da tuberculose por meio do PNCT.

Em março, no Rio de Janeiro, ocorre uma  mobilização mundial para o combate à tuberculose, com a participação da comunidade técnica e científica internacional, dos representantes dos órgãos financiadores de pesquisas e medicamentos e dos 22 países que têm os maiores índices da doença.

No Acre, o Programa de Controle de Tuberculose está presente nos 22 municípios, com cobertura de tratamento supervisionado de 97,6% por unidade de saúde. 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter