Técnicas do Ensino Especial são trabalhadas na Secretaria de Educação

Encontro conclui mais uma etapa da Formação dos Professores no Atendimento Educacional Especializado

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A Secretaria de Estado de Educação e Esporte, realizou mais uma etapa da Formação dos Professores no Atendimento Educacional Especializado (Foto:Mardilson Gomes)

Continuando o trabalho realizado pela Coordenação de Ensino Especial da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), realizou-se na última quarta-feira, 19, mais uma etapa da Formação dos Professores no Atendimento Educacional Especializado, tendo como foco os Transtornos Globais de Desenvolvimento, que englobam diagnósticos como o autismo e o Transtorno de Asperger.

Além de trabalhar, por meio de palestras e oficinas, os diversos meios educacionais voltados para as necessidades dos alunos especiais matriculados na rede regular de ensino, também é discutida a questão do funcionamento e do avanço das Salas de Recursos Multifuncionais.

Fernanda Figueiredo, coordenadora das Salas de Recursos, explica que o Ensino Especial tem melhorado cada vez mais no Estado e que a colaboração constante da escola e das equipes é que tem proporcionado esse efeito benéfico, principalmente para os alunos. “Sempre que possível, temos que oferecer orientações e informar as novidades nas práticas de ensino de crianças que precisam de um pouco mais de atenção”, destaca a coordenadora.

A professora Sumaya Andrade, da Escola Pedro Martinelo, também acredita que, quanto mais informações estiverem ao alcance dos educadores que trabalham com as Salas de Recursos, mais preparados eles estarão. “Adquirindo cada vez mais conhecimento nesta área, que precisa de muita dedicação para ser compreendida, estamos mais aptos para trabalharmos com nossos alunos, interagindo e nos conectando melhor”, declara.

O evento contou com a participação da palestrante Francisca Machado, do Núcleo de Capacitação do Grupo Educacional Dom Bosco. De acordo com ela, “além de educar, o professor deve demonstrar, acima de todas as coisas, ser capaz de dedicar tempo e carinho para seus alunos, principalmente para aqueles que precisam de um pouco mais de auxílio”.

Sobre as Salas de Recursos Multifuncionais

São espaços constituídos de materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos onde acontece o Atendimento Educacional Especializado (AEE), serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza meios de eliminar as mais diversas barreiras de participação entre os estudantes.

O Ensino Especial no Acre obteve um avanço significativo em relação ao número de alunos incluídos na rede regular, atualmente contando com mais de cinco mil alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, além de contabilizar 228 Salas de Recursos Multifuncionais.

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