Técnicas de ensino são discutidas na Secretaria de Educação e Esporte

Medida visa trocar experiências para assegurar a aprendizagem adequada na série correta

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A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e a Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco (Semec), realizaram durante os dias 23 e 24 deste mês, reunião com os diretores e coordenadores pedagógicos das instituições de ensino das redes estadual e municipal (Foto: Mardilson Gomes)

Com o conhecimento de que os alunos não aprendem da mesma forma e nem no mesmo ritmo, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e a Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco (Semec), dentro do regime de colaboração com as escolas, realizaram durante os dias 23 e 24 deste mês, reunião com os diretores e coordenadores pedagógicos das instituições de ensino das redes estadual e municipal.

Entre os temas abordados no encontro, está a identificação dos conteúdos com maiores índices de aprendizagem e dificuldade, além da reorganização das atividades do 2º semestre através da avaliação de diversas ações e impactos do aprendizado observados no 1º semestre deste ano.

Também foram trabalhadas questões do texto “Avaliar para ensinar – orientações para a discussão nas escolas”, produzido e enviado às escolas pela SEE com o objetivo de orientar o trabalho dos professores quanto à avaliação dos alunos junto da reconstrução de determinadas atividades.

A resolução das provas de avaliações externas, como as do Prova Brasil, cujo objetivo é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos, e a influência do incentivo dos professores e da autoestima dos alunos no aproveitamento educacional foram devidamente abordadas.

O secretário da SEE, Daniel Zen, crê que estes encontros são fundamentais na melhoria constante do ensino nas escolas do Estado. “O desafio é assegurar a todos os alunos a aprendizagem adequada na série correta”, destaca.

Para Margareth Lamas, diretora da Escola de Educação Infantil Alexandre dos Santos Leitão, estas medidas só acrescentam nas atividades e funções dos envolvidos com a educação. “Isso só aumenta a conexão entre os órgãos e as escolas, já que ocorre a disponibilização de sugestões e orientações para as instituições e seus funcionários”, afirma a diretora.

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