Os caminhões entregues ao Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) pelo governador Tião Viana já começaram a trabalhar. Cada um possui um reservatório para cinco mil litros de efluente sanitário e três mil para água potável que é usada no hidrojato (equipamento para desentupir a rede de esgoto).
De acordo com o chefe do setor de Esgotamento Sanitário do Depasa Rio Branco, Eduardo Costa, a manutenção da rede de esgotamento sanitária ganha mais agilidade. “Utilizando os equipamentos antigos se gastava em uma desobstrução de rede, em média, duas horas. Com os novos às vezes gastamos 15 minutos dependo do serviço” afirmou.
Os veículos foram adquiridos com recursos liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Cada tatuzão custou R$350 mil e possui alta tecnologia, sendo capaz de operar com duas formas de trabalho ao mesmo tempo: jato e sucção.
O Depasa optou por adquirir um caminhão próprio para atender a demanda reprimida existente na cidade de Rio Branco. “Nos serviços que gastávamos quase uma manhã pra fazer, com esse equipamento, podemos fazer oito ou até dez atendimentos no mesmo intervalo de tempo”, concluiu Eduardo Costa.