“Não tenho palavras para agradecer o que está sendo feito pelos moradores de rua”. Essas palavras foram ditas pelo ex-morador de rua Euclides Gadelha ao embaixador de Taiwan, Isaac Meng-Hung Tsai, no momento da entrega de móveis, equipamentos e um veículo no valor de R$178 mil às entidades que trabalham com pessoas em situação de rua em Rio Branco.
A ação foi realizada graças ao projeto “Apoio Humanitário no Acre – Pessoa em Situação de Rua”, proposto pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular do Acre (CDHEP) e teve a interlocução do gabinete do senador Jorge Viana.
Marcus Alexandre e a vice-governadora Nazareth Araújo receberam das mãos do embaixador os equipamentos na manhã desta quarta-feira, 9, no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP).
O material será utilizado na política de busca ativa e acolhimento da população em situação de rua em Rio Branco e nas atividades da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJHUD).
Nazareth Araújo falou de sua gratidão ao governo de Taiwan pela sensibilidade a causas humanitárias voltadas às pessoas em situação de rua.
“Precisamos abraçar mais as causas humanitárias, dar apoio a quem realmente precisa. É muito bom ver que do outro lado do mundo temos governos comprometidos com a causa das pessoas em situação de rua. O que estamos vendo aqui é o respeito à pluralidade e a busca por uma sociedade mais justa e democrática”, disse.
Embaixada parceira do Acre
O prefeito Marcus Alexandre destacou que Rio Branco possui hoje 222 pessoas em situação de rua. “Levá-las a uma unidade de acolhimento é uma tarefa complexa que exige muito do poder público. Nesse contexto, o apoio da Embaixada de Taiwan é visto como fundamental para ampliar o atendimento a essa comunidade”, frisou.
O embaixador Isaac Tsai explicou que a embaixada de Taiwan tem sido uma grande parceira do Acre.
“Temos formulado convênios em favor do desenvolvimento sustentável do Estado, como a prospecção econômica do bambu e a evolução da malha cicloviária de Rio Branco. O governo de Taiwan tem imensa satisfação em participar dessa ação humanitária que é muito bem trabalhada por aqui”, disse.
Na partilha dos bens doados, R$107 mil serão destinados para a Casa de Acolhimento Dona Elza, no Segundo Distrito de Rio Branco, Centro POP e Abrigo Huama, que são instituições dedicadas ao atendimento à população de rua na capital sob coordenação da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS).