O Superintendente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Felismar Mesquita, e o gerente de Produção de Água, Railson Correia, vistoriaram nesta quarta-feira, 16, a Estação de Tratamento de Água (ETA II), na Via Verde, para conferir o funcionamento do novo formato de captação e distribuição de água para a cidade e que entrou em funcionamento no sábado, 12.
Correia explicou que a modalidade de captação de água feita por meio de flutuantes funciona como sustentáculo para acelerar a captação e abastecer a cidade com maior rapidez, já que o volume de água canalizada é de 350 litros por segundo, suficiente para abastecer em torno de 70% da cidade de Rio Branco.
Mesquita disse que as constantes visitas aos reservatórios de água funcionam como uma medida preventiva no sentido de antever os problemas que possam ocorrer no futuro. “Temos que ter uma atenção mais efetiva, para evitar qualquer transtorno que venha prejudicar a comunidade”, constatou.
Subestação do Portal da Amazônia em limpeza e manutenção
A orientação de Felismar Mesquita é manter os equipamentos das estações sempre limpos e bem armazenados para limitar ao máximo as chances de substituição inesperada de peças que possam desacelerar o abastecimento de água em Rio Branco.
Hoje, durante visita à subestação do Portal da Amazônia, bacia que abastece todo o complexo do bairro Calafate, região do presídio Francisco de Oliveira Conde e Conjunto Universitário I, II e III, Mesquita, junto com Railson Correia, fez questão de avaliar as condições de funcionamento, limpeza e manutenção dos equipamentos reservas dos transformadores.
A meta é melhorar a estrutura funcional das estações e garantir mais qualidade de vida ao consumidor. Por isso, o reforço na manutenção diária em todos os componentes que contribuem para o funcionamento pleno do abastecimento de água tratada.