Suframa trabalha junto à Sudam pela isenção fiscal de indústrias do Acre

Acre chama atenção por estar na vanguarda do processo de industrialização regional (Foto: Val Fernandes/Secom)
Acre chama atenção por estar na vanguarda do processo de industrialização regional (Foto: Val Fernandes/Secom)

Representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços estiveram reunidos na tarde de terça-feira, 30, com o governador Tião Viana, com a vice-governadora Nazareth Araújo e equipe de governo, a fim de estreitar laços e conhecer mais sobre a bioeconomia digital desenvolvida pelas indústrias no estado.

“Esses encontros estão acontecendo nos cinco estados que compõem a Amazônia Legal. O Acre tem nos chamado atenção por estar na vanguarda no desenvolvimento industrial, tendo como base a matéria-prima regional”, destacou Marcelo Souza, superintendente-adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa.

A outra boa notícia anunciada por Marcelo Souza foi a possibilidade de isenções fiscais para as indústrias acreanas que está sendo trabalhada junto à Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Marcelo Souza diz que os encontros estão acontecendo nos estados da Amazônia Legal (Foto: Val Fernandes)
Marcelo Souza diz que os encontros estão acontecendo nos estados da Amazônia Legal (Foto: Val Fernandes)

O governador Tião Viana destacou que o apoio da Suframa visando alavancar o desenvolvimento industrial no estado é de extrema importância.

“Atualmente, estamos trabalhado com um modelo de parque tecnológico baseado em indústrias sustentáveis. A ideia é incorporar caminhos inovadores na área de industrialização, pesquisa e desenvolvimento tecnológico”, frisou Tião Viana.

O governador aproveitou para falar da consolidação das indústrias de calçados e açaí – que serão inauguradas em setembro, além das indústrias de Peixes, de Suínos, Castanha, e de manejo sustentável de móveis, esta última situada em Manoel Urbano, em pleno desenvolvimento.

Para Nazareth Araújo, é enriquecedor compartilhar informações do que está sendo desenvolvido pelo Estado e a Suframa no que diz respeito à gestão de incentivos fiscais para o novo modelo de Zona Franca Verde.

“Essas visitas irão possibilitar ao Acre absorver também recursos para pesquisas na área de ciência e tecnologia. A ideia é fazer com que se consiga criar um ecossistema local que venha reduzir custos e crie condições para executar uma gestão tecnológica do parque industrial com eficiência”, disse Nazareth.