Suframa avalia ampliação das Áreas de Livre Comércio do Acre

Seminário em Rio Branco reúne técnicos da agência, gestores e políticos em debate do planejamento estratégico e novos investimentos na região

suflama_foto_gleilson_miranda_03.jpg

Encontro reuniu representantes da SUFRAMA, empresários acreanos e gestores públicos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) está promovendo nesta terça-feira, 23, na sede da Federação das Indústria do Acre , em Rio Branco, seminário para debater  os principais pontos do seu planejamento estratégico revisado e atualizado com ênfase no  projeto piloto de desenvolvimento das Áreas de Livre Comércio (ALCs) e outros grandes temas regionais. No Acre, uma das proposta  é expandir as ALCs tornando o Estado uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) através de seu parque industrial.

 "A Suframa é a agência de fomento do Governo Federal mais atuante na Amazônia. Por isso este encontro é de fundamental importância", disse o secretário de Planejamento do Acre, Gilberto Siqueira. "Somos ALC de direito. Precisamos ser de fato", completou a prefeita de Brasileia, Leila Galvão.

O seminário é coordenado pelo superintendente-adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Elilde Menezes contando com a participação da coordenadora-geral de Desenvolvimento Regional da instituição, Eliany Gomes, agentes do poder público; da prefeita de Brasiléia, Leila Galvão, além  representantes de diferentes setores da economia e associações da sociedade civil organizada.

É o primeiro da série de quatro seminários que a Suframa planeja realizar, até o próximo dia 7 de julho, nas  ALCs dos Estados de sua área de atuação.

"A realização dos seminários contempla a possibilidade de sistematizar, articular e executar as atividades da Suframa em cada Área de Livre Comércio, buscando o reposicionamento estratégico da autarquia em relação ao desenvolvimento integrado de sua área de atuação", afirma Menezes.

Além de Rio Branco, os seminários estão programados para ocorrer em Porto Velho (Rondônia), no dia 30 de junho; em Boa Vista (Roraima), no dia 2 de julho; e em Macapá (Amapá), no dia 7 de julho. Todos os eventos serão realizados em parceria com as federações das indústrias dos Estados da área de atuação da Suframa.

Concluída em 2008, a revisão do planejamento estratégico da Suframa contou de forma inédita com amplo processo de consulta a governos estaduais e representações da sociedade organizada, com a finalidade de elaborar ações alinhadas com as demandas da região.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter