Sorriso Saudável e Feliz: programa viabiliza atendimento odontológico

Os alunos da Escola Estadual Edmundo Pinto, localizada na Vila do Incra, em Porto Acre, distante 35 km de Rio Branco, viveram um fim de semana diferente. No sábado, 8, eles tiveram a oportunidade de vir a Rio Branco onde receberam atendimento odontológico do Programa Sorriso Saudável e Feliz. A ação, coordenada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), é desenvolvida pela Divisão de Assistência Educacional e Saúde.

O secretário de Educação, Mauro Sérgio Ferreira da Cruz, fez questão de acompanhar os alunos, desde a saída da escola,  até o atendimento nos consultórios montados nas escolas Carlos Casavecchia, Castelo Branco, João Paulo I e Monteiro Lobato.

Secretário Mauro Cruz acompanhou o atendimento dos alunos da Escola Edmundo Pinto. (Fotos: Mardilson Gomes)

Na escola Edmundo Pinto, a professora Sandra Nascimento é quem cuida dos alunos e realiza a triagem para receber o atendimento. ”Para nós, esse tratamento dado pela SEE é de suma importância para as nossas crianças. Elas são de uma comunidade carente e esse Programa só vem a somar”, faz questão de dizer.

Ainda segundo ela, não fosse o apoio do governo, certamente os pais dos alunos não teriam como oferecer esse tipo de tratamento aos seus filhos. “Isso porque no posto de saúde eles fazem somente extração e com esse programa é um tratamento completo, desde o canal, a colocação de aparelho, extração e restauração, faz tudo”, acrescentou.

A felicidade não é apenas dela, mas também dos estudantes. Ariane de Souza Mendes cursa 9º ano A e diz que as pessoas precisam fazer o tratamento de saúde. “A gente precisa fazer o tratamento e se tivesse que pagar não teria como fazer”, destacou ela.

Secretário teve a oportunidade de dialogar e ouvir os alunos durante o trajeto a Rio Branco. (Foto: Mardilson Gomes)

Para o secretário Mauro Cruz, o Programa desenvolvido pela SEE demonstra o cuidado que se deve ter com a saúde dos alunos para que eles possam aprender mais e permanecer em sala de aula, ajudando também a melhorar o desempenho educacional dos estudantes.

“A gente acredita que esse programa é fundamental porque mostra que temos um governo que cuida dos alunos e lá na frente vamos colher bons frutos, isso porque os bons resultados virão com pessoas mais motivadas para que a gente continue avançando. O governador Gladson Cameli está de parabéns por acreditar que essas boas ações podem nos levar sempre mais adiante”, afirmou.

Além do tratamento odontológico, o secretário acompanhou também as ações do Projeto Olhar Digital, que viabiliza o atendimento oftalmológico realizado em 78 alunos da escola Iracema Gomes, na Fundação Hospitalar (Fundhacre), realizado pela equipe do Dr. Eduardo Veloso em parceria com a SEE.

Atendimento oftalmológico

Além do atendimento odontológico, a SEE, por meio da Divisão de Assistência Educacional, realizou o primeiro piloto de atendimento oftalmológico na Fundação Hospitalar para alunos da Escola Iracema Gomes.

O aluno Luiz Guilherme, do 5º ano, aprovou o atendimento. “Quando lia, meus olhos ardiam, mas agora vai melhorar”, disse ele depois de receber atendimento da equipe do médico Eduardo Veloso.

A mãe de Luiz Guilherme, Daniela Lima, gostou da agilidade no  atendimento. “Quando a gente vai ao posto de saúde, a gente entra numa lista de espera e essa lista demora três meses, mas aqui eles já fizeram a análise na escola e já marcaram aqui na Fundação, foi tudo rápido, sem falar que o atendimento médico também foi muito bom, examinou tudo”, comemorou.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter