Sonho de concluir curso superior se torna realidade para mais de 200 professores em Tarauacá

O município de Tarauacá presenciou na última quinta-feira, 30, a formatura de 204 professores que concluíram a licenciatura em Pedagogia por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor. A ação é realizada em conjunto entre governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes – SEE, e Universidade Federal do Acre (UFAC).

Lázaro Cezar de Jesus é natural de Cruzeiro do Sul e desde criança sonhava em cursar uma faculdade e tinha o desejo de ser professor. Aos 25 anos, tendo apenas o ensino médio, foi morar na zona rural, numa propriedade localizada entre a cidade natal e o município de Tarauacá.

Lázaro de Jesus comemora a formação em Pedagogia e a aprovação no concurso público (Foto: Mardilson Gomes/ Ascom SEE)

“Nesse momento da minha vida eu achei que seria impossível realizar meu sonho porque eu não tinha formação para ser professor. Porém, ali fui chamado pra trabalhar em uma turma multisseriada, um desafio muito grande. Decidi enfrentar e me encontrei na sala de aula, me sentia realizado. É um dia de grande felicidade, pois, pra quem achava que seria impossível cursar uma faculdade, hoje comemoro dois sonhos realizados: no mesmo ano em que me formo em Pedagogia sou aprovado no concurso efetivo para professor”, conta Lázaro.

O Parfor tem como objetivo induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no país.

Formandos realizando o Juramento durante a solenidade (Foto: Mardilson Gomes/ Ascom SEE)

Durante a solenidade, a defesa da educação pública e de qualidade deu o tom nos discursos de graduandos e autoridades. Segundo o coordenador institucional do Parfor no âmbito da Ufac, professor Mark Clark de Carvalho, por meio do programa e da parceria entre universidade e Secretaria de Educação foi possível chegar a 19, dos 22 municípios do estado.

“O Parfor tem se constituído como único programa público governamental, realizado por instituições públicas de nível superior. Pra nós é motivo de muita satisfação estar entregando ao município de Tarauacá mais 204 pedagogos formados pela Ufac”, afirma o coordenador.

Atágila Araújo comemora a graduação em Pedagogia no dia do seu aniversário (Foto: Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE)

Há oito anos trabalhando como professora, Atágila Araújo é a única da família a concluir o nível superior. Sua mãe estudou até a antiga quarta série do ensino fundamental e criou seus quatro filhos sozinha, morando na zona rural do município. “Essa formação é um sonho realizado pra mim e pra minha família. Hoje tenho duas filhas, que foram alfabetizadas por mim. Através da educação eu quero proporcionar a elas o que eu não tive”, relata.

A professora Lídia Cavalcante, chefe do departamento de formação e assistência educacional da Secretaria de Educação, estar nesta parceria é um presente para a equipe do governo do Estado, para os formandos e suas famílias, para o município, mas, principalmente, para os alunos, que estarão recebendo em nossas escolas novos professores. “Tenho certeza que depois dessa formação eles serão profissionais diferentes”, destaca a professora.

No início deste ano mais 485 professores, distribuídos em doze turmas, iniciaram o curso de Pedagogia pelo Parfor nos municípios de Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Santa Rosa, Jordão, Feijó e Tarauacá.

Josimar Ferreira, Vice-reitor da UFAC (Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE)

Segundo o vice-reitor da Ufac, professor Josimar Ferreira, a parceria entre a universidade, governo do Estado, por meio da SEE, e municípios vem se consolidando cada vez mais. “O Parfor não se executa sozinho. Essa noite é a demonstração de uma parceria que está dando certo e que vai avançar muito mais com a atual gestão. É muito representativo hoje nós estarmos formando mais de 200 profissionais da educação, que estarão nas escolas pra desenvolver o ensino público e fazer com que as crianças e jovens que estão iniciando o processo educacional possam, no futuro, transformar o nosso país”, finaliza Ferreira.

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