Sonho da integração está cada vez mais próximo, segundo a avaliação de empresários acreanos

O 1°Encontro de Empresários Ucayali – Acre chegou ao fim na terça-feira, 11, com a certeza de que o sonho da integração com o Peru, via Vale do Juruá, está cada vez mais próximo. Essa foi a avaliação feita pelos empresários acreanos ao término do evento.

Uma carta de intenções com 10 propostas foi apresentada e assinada pelos dois grupos. Entre as principais propostas estão a identificação e localização dos marcos que definem as zonas de fronteiras, consolidação das ações de gestão para integração via aérea, flexibilizando as normas dos dois países para operação aérea de empresas aprovadas por ambos os governos.

Uma carta de intenções com 10 propostas foi apresentada e assinada pelos dois grupos Foto: Marcos Vicentti/Secom

Também que as equipes técnicas dos dois governos avaliem o traçado, levando em consideração os aspectos ambientais, sociais e culturais, para a integração via terrestre, entre outros.

Integração, uma das saídas econômicas para o Acre

“Temos que parabenizar todos as pessoas envolvidas neste projeto de integração que, com toda certeza, levará a região do Juruá e o Acre como um todo a um grande avanço econômico. Temos empresários compromissados e um grande catálogo de produtos que podemos exportar para o Peru. Hoje, temos o estado vizinho de Rondônia como uma das grandes potências econômicas no agronegócio da região Norte e o Acre também tem capacidade para se tornar um dos grandes do país. Precisamos que o Acre deixe de viver da economia e da geração de emprego governamental”.
Jairo Correia, Diretor Financeiro da Associação Comercial do Vale do Juruá

O encontro mais objetivo e mais produtivo

“Há 30 anos que se fala de uma integração entre Acre e Peru pelo Vale do Juruá, e de todos os encontros que participei para discutir esse tema, de longe esse é o mais produtivo e mais objetivo que houve. Acreditamos que se esse projeto sair do papel teremos um crescimento econômico significativo para a nossa região”.
Donário Cordeiro, empresário de Cruzeiro do Sul

A integração fomentando geração de emprego, renda, turismo e negócios

“Não tenho dúvida alguma que a integração entre essas duas regiões será uma das maiores ferramentas para se fomentar a geração de emprego, renda e grandes negócios para os dois países. Como empresário vislumbro ainda a integração como forma de baratear e agilizar a importação de insumos. O comércio é uma das grandes fontes de desenvolvimento econômico de um país”.
Alder Costa Cruz, presidente da Dom Porquito

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter