Substituição do pavilhão é definida por decreto governamental
Uma solenidade cívico-militar no início desta manhã de terça-feira, 15, marcou a data em que se comemora a elevação do território do Acre a Estado com a substituição da bandeira do mastro da Gameleira, atividade regulamentada por decreto assinado pelo governador Binho Marques em 2008.
Cerca de 200 alunos dos cursos de habilitação de oficiais e de formatação de sargentos participaram da cerimônia. Data é considerada pelos historiadores como a segunda mais importante no Estado precedida apenas pela que marca o início da Revolução Acreana, em 6 de agosto. Acre foi anexado ao Brasil em 17 de novembro de 1903 com a assinatura do Tratado de Petropólis, ainda como território. Os movimentos autonomistas indicavam o desejo dos acreanos de lutar pela emancipação do Estado. O presidente João Goulart assinou em 15 de junho de 1962 a Lei nº 4.070, que elevou o território do Acre à categoria de Estado.
A bandeira do Acre hasteada na Gameleira é trocada a cada três meses. Uma dessas substituições ocorre na data do aniversário do Estado a partir de decreto assinado em 2008. Adotada pelo governador Epaminondas Jácome como a bandeira oficial do Estado é composta por dois triângulos retângulos, um verde e outro amarelo, com estrela vermelha no canto superior do lado esquerdo. Está hasteada em mastro de 60 metros instalado em 2002 no Segundo Distrito de Rio Branco em homenagem ao centenário da Revolução Acreana e pode ser vista de vários pontos da capital acreana.
Galeria de Imagens