Adolescentes do Centro Socioeducativo Aquiry realizaram aula de campo na Biblioteca da Floresta, nesta terça-feira, 9. O espaço reúne um acervo vasto com obras sobre a Amazônia. Oito socioeducandos participaram da atividade.
Uma equipe de segurança, professores e técnicos acompanharam a visita. Os adolescentes conheceram as exposições disponíveis no local e aprovaram o dia diferente.
“Na escola, eu estou estudando algumas dessas coisas mostradas aqui. É bom ter essa ajuda. Assim aprendo mais rápido. Outra coisa boa é poder sair um pouco da unidade, passear. Eu nunca tinha vindo aqui. Achei incrível”, revela um dos socioeducandos, de 17 anos.
De acordo com o diretor do Centro Socioeducativo Aquiry, Wilkerson Avilar, a ideia é levar o trabalho adiante. “Essa atividade segue uma parte do Estatuto da Criança e Adolescente que se refere à cultura. Ontem já vieram dez adolescentes e hoje, mais oito. Queremos dar continuidade a esse projeto, contemplando aqueles que já estão entendendo melhor a medida socioeducativa. Esses são os meninos mais tranquilos da unidade”, explica.
Segundo o presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Henrique Corinto, a visita faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas para resgatar valores e direitos esquecidos, além, é claro, de contribuir com a vida acadêmica dos jovens. “Apostar nessas atividades dá um retorno significativo cultural e até mesmo comportamental aos adolescentes, mostrando para eles a confiança que temos em seu futuro”, afirma Corinto.