Socioeducandos são certificados em curso de pintura predial

"Meu filho está sendo preparado para um futuro melhor", declara a mãe Maria Valnízia
“Meu filho está sendo preparado para um futuro melhor”, declara a mãe Maria Valnízia (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Maria Valnízia Souza pediu para falar: “Este é o primeiro diploma do meu filho”. E conta como o certificado de pintura predial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) representa o orgulho dela nesse momento. “O pai dele trabalha com alvenaria e agora ele vai poder ajudá-lo, e vamos olhar pra achar algum trabalho para ele ter carteira assinada. Vai ser muito bom.” O filho de Maria é socioeducando e recebeu na manhã desta terça-feira, 3, o reconhecimento de seu aprendizado.

O diretor-presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Leonardo Carvalho, explica que outros cursos profissionalizantes  têm sido realizados por meio do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e que essa é uma ferramenta importante para a instituição. “Nós nos tornamos demandantes, e os cursos têm um impacto positivo incrível, pois estamos percebendo a melhora dos comportamentos e a diminuição de tensões, e nos sentimos felizes por entregar perspectivas para esses jovens”, destaca.

A representante do Senai Thamires Lima ressalta que os 19 alunos receberam a carga de 160 horas.  Os primeiros módulos foram de gestão, relações humanas, e ética e cidadania. Então vieram os módulos específicos com segurança do trabalho, boas práticas, noções de arquitetura e estrutura, e conhecimentos sobre materiais, as tintas e composição, entre outras técnicas. Nas aulas práticas, foram feitos alguns reparos na estrutura do ISE, e a escola foi pintada.

Cursos do Pronatec são oportunidades de profissionalização dos jovens do ISE (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Cursos do Pronatec são oportunidades de profissionalização dos jovens do ISE (Foto: Luciano Pontes/Secom)

As assistentes sociais e psicólogas orientaram os pais a prestigiarem esse momento. E havia muitas mães que estavam emocionadas. O grupo que faz o curso de salgadeiro forneceu os produtos de sua aula prática para a solenidade.