Os adolescentes internados no Centro Socioeducativo (CS) Aquiry participaram nesta sexta-feira, 19, da palestra “O que é ser homem”. Estagiários dos cursos de Psicologia e Serviço Social ministraram a atividade.
O objetivo da palestra é fazer os socioeducandos refletirem as responsabilidades e situações envolvendo a masculinidade. A socioeducação entende que esses meninos estão na fase da adolescência, conhecida pela transição da infância para a idade adulta, ou seja, em desenvolvimento.
Uma questão muito trabalhada na palestra foi a de que o homem é também caracterizado pelo uso da força para praticar a violência, em algumas situações. Algo que pode ser justificado ao se olhar para o meio social em que vive, ou até mesmo cultural.
De acordo com o presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Henrique Corinto, muitos desses adolescentes já são pais. “Eles simplesmente pularam etapas, amadureceram precocemente. A atividade realizada no Centro Socioeducativo Aquiry, também ressalta essa realidade, que está cada vez mais comum, dentro e fora das unidades”, afirma.
Segundo a psicóloga do CS Aquiry, Lana Mariana Oliveira, os adolescentes que já têm filhos são chamados para arcar com as responsabilidades. “Ele precisa saber que agora existe uma vida dependente dele. Começar a pensar no futuro, em conseguir um emprego e não fugir dos problemas”, aponta.
De acordo com um dos socioeducandos, de 17 anos de idade, a palestra mostra de forma clara e objetiva o que realmente é ser homem, porém, ainda se sente perdido quando o assunto é futuro. “Eu não sei o que vou fazer depois que sair daqui. Talvez terminar os estudos, conseguir um emprego e ajudar a minha mãe. É só esse o meu sonho”, revela.