Socioeducandos recebem capacitação para Educadores de Trânsito

Iniciaram-se nesta segunda-feira, 17, as capacitações para novos Educadores de Trânsito no Centro de Apoio à Semiliberdade, ao Egresso e Família (Casef). O projeto é oriundo de um convênio entre o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que tem o objetivo de selecionar adolescentes em conflito com a lei para atuarem nas ruas do município de Rio Branco.

A coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Geny Polanco, em palestra para 20 socioeducandos em semiliberdade (Foto: Assessoria ISE)

A coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Geny Polanco, em palestra para 20 socioeducandos em semiliberdade (Foto: Assessoria ISE)

Na primeira etapa, 20 socioeducandos participaram de uma palestra com a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Geny Polanco. De acordo com a ministrante, notou-se a necessidade de orientar também esse público, devido o alto índice de acidentes envolvendo jovens sem carteira de habilitação. Dessa forma, é provável que eles se tornem multiplicadores dos assuntos discutidos em sala.

“Estamos dizendo para eles quais os argumentos vão usar para convencer o motociclista abordado, incentivando-os a mudar o seu comportamento e postura no trânsito. Simultaneamente, eles estão fazendo curso de Mecânica e este aqui. Além disso, antes de atuarem no ramo, irão passar por uma simulação, acompanhados pela nossa equipe. No final, a bolsa irá auxiliar na renda de cada um e incentivá-los”.

Ainda de acordo com Geny Polanco, um levantamento realizado pelo Detran aponta que em 2013, 67% das vítimas em acidentes de trânsito são motociclistas. Com o objetivo de reduzir esse número, o governo do Estado irá lançar a campanha “Sua vida pode ser segura sobre duas rodas”. Por isso a necessidade de capacitar mais agentes de trânsito para este período.

Uma realidade para o socioeducando Fábio (nome fictício). Ele conta que a sua primeira passagem pelas medidas socioeducativas foi por causa do desrespeito às regras de trânsito. “Eu era muito jovem e curioso. Certo dia precisava fazer umas compras e vi a chave da moto dos meus pais ali de bobeira. Peguei escondido e fui dirigir, mesmo sem ter carteira”, relembra.

Segundo a coordenadora técnica do Casef, os socioeducandos são orientados a fazerem uma abordagem educativa aos condutores de veículos, ciclistas e pedestres da capital. “O nosso papel é nortear esses jovens quanto à importância desse trabalho, desenvolvendo potencialidades e a possibilidade de inserção no mercado de trabalho”, afirma.

O presidente do ISE salienta que este é só o início de um trabalho com fins sociais e educativos. “Hoje está sendo no Casef. Amanhã outros adolescentes em medida de internação também vão participar da capacitação. Essa não é a primeira vez que o Detran tem sido nosso parceiro. Esperamos que esses jovens agarrem a oportunidade e ajudem a transformar as ruas acreanas em local de paz”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter