Socioeducandos produzem dois curtas-metragens e encerram Oficina de Cinema

Encerrou-se nesta quarta-feira, 26, a Oficina de Cinema para 25 adolescentes do Centro de Apoio à Semiliberdade, ao Egresso e Família (Casef). A entrega dos certificados e a exibição dos dois curtas-metragens foram realizadas no Teatro de Arena do Sesc-Centro.

Comunidade participou dos vídeos ( Foto: Assessoria ISE)
Comunidade participou dos vídeos ( Foto: Assessoria ISE)

O projeto foi idealizado pelo produtor cinematográfico Clemilson Farias e recebeu o apoio do Sesc e da Coordenação de Educação para os Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

Todos os filmes exibidos na oficina fazem parte da 8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. Os participantes estudaram as técnicas e fizeram uma abordagem crítica sobre a produção dessas obras. Nas aulas práticas, eles foram desafiados a criarem os próprios curtas-metragens.

Segundo Clemilson, a ação terá continuidade nos Centros Socioeducativos de internação. “Estamos com a ideia de levar o projeto para mais duas unidades. Essa ampliação será um desafio, porém, muito recompensador. Trata-se de adolescentes que estão vivendo uma fase pela qual eu e todos os adultos já passamos”, declara.

Os adolescentes procuraram falar sobre as suas rotinas nos curtas-metragens ( Foto: Assessoria ISE)
Os adolescentes procuraram falar sobre suas rotinas nos curtas-metragens ( Foto: Assessoria ISE)

O socioeducando José Rafael (nome fictício), 17, alega que era completamente leigo sobre o trabalho audiovisual, mas que agora já tem alguma experiência no ramo. “Eu morria de vergonha de ser filmado. Então apareceu esse projeto e eu acabei me saindo bem”, afirma.

De acordo com o presidente do ISE, Henrique Corinto, o projeto se destacou nas medidas socioeducativas. “A oficina tem ajudado a transformar a vida desses jovens que estão conosco. Essa é uma parceria inédita que obteve ótimos resultados no contexto cultural deles”, aponta.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter