Socioeducandos de Feijó realizam homenagem às mulheres

As ruas de Feijó estavam mais coloridas nesta sexta-feira, 7. Isso porque adolescentes do Centro Socioeducativo do município saíram distribuindo flores às mulheres do local. A atividade, coordenada pela diretora da unidade, visa promover a paz e dizer chega à violência contra a mulher.

Os socioeducandos internados no centro – ao todo 23 – confeccionaram as flores e, durante toda a manhã, visitaram servidoras dos órgãos ligados à assistência social do município. Cidadãs comuns também foram homenageadas.

Flores artificiais foram confeccionadas pelos próprios adolescentes (Foto: Assessoria ISE)
Flores artificiais foram confeccionadas pelos próprios adolescentes (Foto: Assessoria ISE)

Para o socioeducando Alessandro Júnior (nome fictício), 19, conviver com três mulheres em casa o fez perceber a importância delas no mundo. “Minha mãe e minhas irmãs são o meu conceito de família. Uma profissão que, com certeza, tem o meu respeito é a de professora. Sem elas nos orientando na unidade. Seria difícil superar certos erros do passado”, afirma.

As mulheres, sem dúvida, conquistaram o espaço delas no mercado de trabalho. Prova disso é o fato de a direção do Centro Socioeducativo Feijó estar sob o comando de uma delas. A assistente social Dorotéia Rodrigues não desanima diante das dificuldades e revela o segredo para o sucesso: “A garra e o comprometimento nos tornam diferenciadas. Hoje, após assumir a responsabilidade de uma unidade que trabalha com adolescentes em conflito com a lei, posso me considerar uma profissional realizada”, diz.

Servidoras do serviço social de Feijó foram presenteadas com flores (Foto: Assessoria ISE)
Servidoras do serviço social de Feijó foram presenteadas com flores (Foto: Assessoria ISE)

De acordo com o presidente do Instituto Socioeducativo (ISE), Henrique Corinto, boa parte dos adolescentes foi criada apenas pela figura materna. “O pai geralmente é ausente. Então, resta à mãe o dever de educar e criar o filho. A maioria dos meninos internados não sabe o que é ter uma família bem estruturada. Muitos, inclusive, presenciaram a violência doméstica. Por isso, essa ação é valiosa na socioeducação, pois os convida a refletir sobre a importância da mulher”, aponta.

As mães dos socioeducandos também serão presenteadas neste sábado, 8, durante a visita semanal, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A Secretaria Municipal de Assistência Social é parceira da atividade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter