Em Rio Branco
Na manhã deste sábado, 25, o Rio Acre registrou a marca de 13,05 metros. A medição realizada pela Defesa Civil Municipal apontou uma elevação de 52 centímetros no nível do rio, nas últimas 24 horas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel George Santos, a elevação é decorrente de chuvas fortes no Rio Xapuri, em Xapuri e no Riozinho do Rola. A previsão é de chuvas fortes para a Região do Alto Acre neste sábado e de chuvas leves e moderadas para os dias 27 e 28 de fevereiro e dia 01 de março. Caso continue chovendo com a mesma intensidade, nas próximas 24 horas, o nível do Rio Acre poderá atingir a cota de alerta, que é de 13,50 metros.
O plano de contingência da prefeitura e do governo do Estado para controle de enchentes da capital entrou em ação na última sexta-feira, 24, com a construção de 100 boxes de maneira preventiva no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco devido as fortes chuvas prevista para o período de Carnaval. A cota de transbordamento do Rio Acre é de 14 metros.
Rio Envira
O nível do Rio Envira, em Feijó, também subiu e registra a marca de 11,15 metros. No município, o manancial ainda segue dentro da normalidade. Sua cota de alerta é de 13,50 e de transbordamento, de 14 metros.
Rio Tarauacá
Já o Rio Tarauacá apresentou vazante e registra a marca de 9,80 metros, na manhã de hoje, segundo medição realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre.
O manancial está acima da cota de transbordamento, que é de 9,50 metros. O monitoramento continua sendo realizado pela corporação militar, que articulou uma sala de situação para monitorar as áreas atingidas.
Riozinho do Rola
A subida constante do Riozinho do Rola, um dos principais afluentes do Rio Acre, deixa as autoridades da Defesa Civil de Rio Branco em alerta. Hoje, 25, o manancial apresenta a cota de 11,24 metros.