Situação dos Rios do Acre – 29/01

Rio Acre

Na manhã deste domingo, 29, o manancial registra a marca de 10,40 metros.

A medição realizada pela Defesa Civil Municipal apontou uma elevação de 82 centímetros no nível do Rio Acre, decorrente dos 64,8 milímetros de chuva que caíram nas últimas 24 horas.

O plano de contingência para controle de enchentes da capital foi apresentado pela prefeitura e pelo governo do Estado e passa a entrar em prática quando o manancial atingir a cota de 12 metros. Contudo, a cota de alerta é de 13,50 metros e a de transbordamento, de 14 metros.

Segundo a Defesa Civil, a previsão para os próximos dias é de chuva moderada. Igarapés e áreas de risco também são monitorados em Rio Branco.

Rio Envira

O nível do Rio Envira, em Feijó, apresenta a cota de 11,07 metros nesta manhã.

No município, o manancial ainda segue dentro da normalidade. Sua cota de alerta é de 13,50 e de transbordamento, de 14 metros.

Rio Tarauacá

O Rio Tarauacá registra a marca de 9,90 metros, na manhã deste domingo, 29, segundo medição realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre.

O manancial apresenta uma marca de 40 centímetros acima da cota de transbordamento, que é de 9,50 metros. O monitoramento continua sendo realizado pela corporação militar, que articulou uma sala de situação para monitorar nas áreas atingidas. Até o momento nenhuma família foi removida de sua residência.

Rio Juruá

Na cidade de Cruzeiro do Sul, o nível do Rio Juruá apresentou uma elevação de 11 centímetros nas últimas 12 horas e registrou a marca de 13,84 metros, de acordo com o monitoramento realizado pelo Corpo de Bombeiros.

O manancial ultrapassou a cota de transbordamento que é de 13 metros. Até o momento, 43 famílias foram removidas por terem suas residências atingidas pelas águas. Todas foram atendidas pelo aluguel social.

O Governo do Acre, por meio da Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros estão atuando no monitoramento do Rio Juruá e nos trabalhos operacionais de retidas das famílias e demais ações sociais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter