Site de notícias do governo do Acre é um dos vencedores do Prêmio Ampla de Jornalismo, conquistando 3º lugar na categoria Digital

Com a reportagemEntrega de tablets em escolas indígenas fortalece educação e preserva cultura: ‘internet veio para somar’”, a Agência de Notícias do Acre se tornou um dos vencedores do 1º Prêmio Ampla de Jornalismo, alcançando o terceiro lugar na categoria Digital. O resultado foi divulgado na terça-feira, 15, e contou com a participação de grandes veículos de comunicação.

Com o tema “Desenvolvimento Regional da Amazônia – Práticas e Soluções”, o 1° Prêmio Ampla de Jornalismo tem o objetivo de reconhecer o trabalho de profissionais que produzem reportagens sobre a Amazônia, além de incentivar a produção de conteúdo sobre o desenvolvimento social, cultural, ambiental e econômico da região por parte da imprensa regional e nacional.

Reportagem vencedora mostrou como a chegada de tablets nas aldeias ajuda na educação e preservação da cultura indígena. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A reportagem especial, que ficou com o terceiro lugar da categoria Digital, foi publicada na Agência de Notícias do Acre em 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, e demonstrou como a chegada de tablets em aldeias do estado tem contribuído para o avanço na educação indígena e preservação da cultura e identidade desse povo.

O trabalho foi desenvolvido com produção e texto da jornalista Tácita Muniz, fotos de Marcos Vicentti e vídeo de Pedro Devani. O prêmio foi dividido em três categorias, sendo a Estadual para trabalhos publicados em veículos do estado especificamente do Pará; a Nacional dedicada a qualquer veículo com alcance nacional e o Digital, que engloba qualquer trabalho publicado exclusivamente em portais. Foi nessa categoria que a reportagem da Agência alcançou o terceiro lugar.

Para a jornalista Tácita, o resultado é um reconhecimento do trabalho que tem dado transparência às ações desenvolvidas no estado. “Estou há quase um ano na Agência de Notícias e, desde que passei a integrar a equipe, tenho trabalhado materiais que mostram como é a vida na Amazônia e suas especificidades. Mais do que falar em desenvolvimento, avanços, a gente precisa mostrar o impacto disso na comunidade. Então, esse é o tipo de material que gosto de pensar e trabalhar”, diz.

A repórter agradeceu à equipe e também à secretária de Comunicação, Nayara Lessa, pela oportunidade e estrutura para que todo o material fosse realizado.

“Quando a gente pensa em um conteúdo como esse, há um envolvimento de muita gente, desde a logística, equipe de redação e, claro, estrutura. Então, isso só é possível porque tem gente acreditando no nosso trabalho e uma equipe unida e engajada”, destaca.

Pedro Devani é repórter cinematográfico e tem profundo conhecimento sobre a Amazônia, sendo uma referência no estado. Para ele, são reportagens como essa que engrandecem e resultam em um conteúdo robusto: “Esse foi um material que ficamos orgulhosos de produzir, porque é uma forma de mostrarmos, de fato, como as ações, sejam elas governamentais ou não, impactam diretamente na vida das pessoas. É um conteúdo que demanda tempo, estrutura e muita dedicação, mas que nos enche de orgulho do resultado. Então, esse reconhecimento dá gás a mais e mostra que estamos no caminho certo”.

O prêmio tem como curador Klester Cavalcanti, que é jornalista e escritor, autor de livros que tratam de temas fortes e relevantes para o Brasil, e como apresentadora Cristiane Pelajo, que começou a trabalhar na Globonews em 1996, comandando jornais como Em Cima da Hora e o programa Pelo Mundo.

O prêmio teve, ao todo, cem matérias inscritas. A premiação será no dia 7 de novembro, às 19h, no restaurante Manjar das Garças, em Belém, no Pará.

Para a secretária de Comunicação do Estado, Nayara Lessa, a premiação foi uma grata surpresa e gerou muita alegria. “Ficar em terceiro lugar, ao mesmo tempo que é uma alegria também é fruto de todo um trabalho de dedicação de uma equipe que vem trabalhando muito tempo para que esse trabalho seja reconhecido em nível nacional. É resultado de muito trabalho, muito esforço, muita dedicação e muito estudo”, destaca. 

Além disso, a gestora destaca que o tema da reportagem ganhadora é de fundamental relevância, já que trata de ações voltadas para estudantes. 

“A matéria ganhadora prova que a educação é a única maneira de mudarmos o futuro de uma sociedade. Como secretária, estou extremamente feliz e grata pela dedicação dessa equipe.”

Ela enfatizou ainda que esta conquista é uma grande contribuição para a comunicação pública do estado, com reconhecimento nacional. “Parabenizo esse trio, meu muito obrigada a todos e o meu pedido é que todos os profissionais continuem se dedicando porque, com certeza, quando a gente se dedica o resultado de tudo isso aparece. Esse prêmio é resultado dessa dedicação, dessa equipe que tem trabalhado muito para poder obter esse tipo de resultado”, finaliza.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter