Sistema socioeducativo do Acre ocupa 1° lugar nas vagas do Pronatec

O Acre por meio do ISE atingiu o 1º lugar na execução de vagas do Pronatec ( Foto: Arquivo ISE)
O Acre por meio do ISE atingiu o primeiro lugar na execução de vagas do Pronatec ( Foto: Arquivo ISE)

O Acre ocupa o primeiro lugar na lista de execução dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para as medidas socioeducativas, em 2014, com 3.051 vagas. Os dados são do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

O Distrito Federal aparece em segundo lugar com 1.767 vagas. E em terceiro, está o Rio Grande do Sul, com 962 vagas. Já o Acre, por meio do Instituto Socioeducativo (ISE), preencheu mais de 1.500 vagas, somente no primeiro trimestre desse ano.

Até 2011, o número de cursos profissionalizantes ofertados pelo Pronatec para o ISE era zero. No ano seguinte, foram registradas 60 vagas em cursos para os adolescentes em medidas socioeducativas. Já em 2013, esse número saltou para 1.385.

De acordo com o ex-presidente do ISE, Henrique Corinto, que iniciou o trabalho de valorização da profissionalização nos Centros Socioeducativos, esse programa é a porta de saída da criminalidade para os adolescentes em conflito com a lei. “O avanço está quando vamos além dos muros. Nós demos três passos importantes para atingir esse ótimo resultado. Primeiro, foi levar esses cursos para a medida de internação. Segundo, dar essa atenção também aos adolescentes do Meio Aberto. E terceiro, estender as vagas para as comunidades onde os adolescentes estão inseridos”.

O ISE estendeu as vagas disponibilizadas pelo Pronatec também aos municípios dos adolescentes internados nos Centros Socioeducativos. Eles são: Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Capixaba, Plácido de Castro, Acrelândia, Porto Acre, Senador Guiomard, Bujari e Rio Branco. A ideia é levar os cursos para todo Acre.

Segundo o coordenador do Pronatec no ISE, Tião Ferreira, os avanços são conquistas do governo do Acre em parceria com o governo federal. “Ao estender essas vagas à comunidade, não queremos apenas trabalhar a reincidência, mas também a prevenção”.