Sistema Online

Sistema online da OCA facilita atendimento ao cidadão

Além dos serviços prestados em seu espaço físico, a Central de Serviço Público (OCA) também oferece ao cidadão o Guia de Serviço Público (GSP), sistema online que concentra as informações referentes a estes serviços. A plataforma está disponível na internet de forma gratuita há alguns anos, porém ela ainda não é do conhecimento de todos, é o que explica o Chefe de Departamento de Política e Atendimento da Central de Serviço Público (OCA), Airton Queiroga.

O GSP possui muitas vantagens, entre elas levar o acesso dos serviços à população por meio de computadores ou smartphones, através dos quais são disponibilizados informações sobre os atendimentos feitos na OCA. A página contém informações sobre a documentação necessária e o passo a passo para a solicitação de qualquer tipo de documento.

A OCA é constituída por centrais de atendimento em Rio Branco, Xapuri, e pela OCA Móvel, que funciona com atendimento de casos especiais ou urgentes indo até o cidadão. Ao todo, na unidade de Rio Branco existem 23 órgãos  e cada um possui sua sistemática. Mesmo com uma distribuição de serviços bastante relevante ainda assim é possível ocorrer algum tumulto pela demora de atendimento ou a falta de alguma informação.

Para evitar esses transtornos, Queiroga explica que o sistema online ajuda muito, já que esclarece o cidadão sobre qualquer dúvida e facilita sua ida até a OCA.

 

Queiroga propõe a massificação do serviço online para facilitar acesso da população aos serviços (Foto: Neto Lucena/Secom)

“Todos os serviços da OCA estão no GSP. A propagação dessa ferramenta ajudaria a resolver muitos problemas como a viagem perdida de um cidadão pela falta de algum documento na hora de ser atendido”, diz o chefe de Departamento.

Atendimento por agendamento

Queiroga explica que o tempo de espera para os atendimentos varia em relação ao dia, período do ano ou do tipo de serviço. Alguns serviços são de maior procura, como o Registro Geral (RG).

Por conta da grande demanda por esse serviço, a OCA propôs um novo sistema de trabalho, agora com agendamento. A medida é boa para crianças, pois reduz o tempo de espera. O cidadão pode ligar (3215.2478) ou ir até o espaço físico para agendar seu atendimento relacionado à expedição do RG.

Outra mudança realizada pela Central de Serviço é a implantação do Núcleo da Qualidade, no qual uma equipe trabalha para oferecer melhorias internas dos órgãos parceiros e a elaboração técnica do atendimento ao cidadão. Outros sistemas incluídos no espaço é o de administração de senhas e fluxos de todos os processos, tradicional da OCA.