Autoatendimento permite o acompanhamento do processo via internet
O processo de licenciamento ambiental para planos de manejo de madeira ganha mais um aliado: a internet. Com as mudanças do novo Sistema Estadual de Informações Ambientais (SEIAM), os empresários do setor poderão iniciar o licenciamento sem a necessidade de ir ao Instituto do Meio Ambiente (Imac).
A modernização do site permite a compartilhamento dos dados, incluindo processos, mapas, polígonos georeferenciados. Inicialmente o Seiam estará disponível com o autoatendimento voltado para os planos de manejo, oferecendo aos usuários a possibilidade de obter informações necessárias quanto a documentação e andamento dos processos.
De acordo com a diretora do Imac, Cleísa Cartaxo, o processo de licenciamento será iniciado com a entrega online dos documentos, depois que parte do material for enviado, técnicos do Imac já terão condições de realizar as vistorias. A visita ao Instituto só será necessária na fase final do procedimento. O acompanhamento poderá ser solicitado a qualquer momento, facilitando o intercâmbio.
“O Sistema Estadual de Informações Ambientais amplia o acesso aos dados, que anteriormente eram restritos aos técnicos do Imac, agilizando os serviços e oferecendo alternativas aos empresários”, destacou a diretora.
Para a presidente da Assimmanejo, Adelaide de Fátima, o novo mecanismo é um avanço para o setor empresarial, em razão da possibilidade de agilizar o processo de licenciamento. Ela destaca ainda o fato de poder acompanhar o andamento pela internet. “As vantagens serão a economia de tempo e dinheiro. Nós queremos trabalhar na legalidade, mas com agilidade”, disse ela.
Os lançamentos da nova versão do Seiam e da cartilha sobre o manejo florestal fazem parte das atividades da Semana de Meio Ambiente.