Sistema de gerenciamento de escalas e plantões amplia acesso às informações

Aplicativo pode ser baixado gratuitamente em smartphones e tablets (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Para que haja maior acesso à informação sobre os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) iniciou nesta terça-feira,17, uma atualização no Sistema de Gerenciamento de Escalas e Plantões (GEP), para que enfermeiros e técnicos em enfermagem também sejam inseridos na plataforma, garantido que os usuários tenham acesso às informações referentes às escalas, plantões e unidades.

A melhoria atende a uma solicitação do secretário de Saúde, Gemil de Abreu Júnior. Antes, o aplicativo permitia acesso apenas aos médicos e à ouvidoria. “A ideia é garantir mais transparência nos serviços de saúde”, disse o secretário.

De acordo com o gerente de Tecnologia de Informação da Sesacre, Stenio Canízio, somente os médicos estavam inseridos e mapeados no aplicativo do GEP para busca da sociedade.

“Colocamos os demais profissionais para que eles também pudessem ser visualizados nessa estrutura. Lembrando que esse aplicativo faz uma busca no ambiente do GEP Web, ou seja, temos todos os profissionais cadastrados, e caso haja necessidade faremos o alinhamento para a inserção de outros”, destaca o gerente.

Stenio Canizio disse que, caso haja necessidade, outros dados poderão ser inseridos na plataforma (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

O usuário pode ter acesso a todas as informações por meio da plataforma, sendo necessário apenas baixar o aplicativo GEP na Play Store ou Apple Store. Depois, ele poderá fazer verificações, reclamações e oacompanhamento desses profissionais.

GEP

O sistema idealizado pela equipe da Sesacre visa melhorar o gerenciamento de escalas e plantões na rede pública estadual, auxiliando a gestão na montagem e gerenciamento das escalas e plantões, otimizando a carga horária, respeitando a legislação e possibilitando aos servidores a reorganização das carreiras, conciliando as necessidades da secretaria.

A estimativa é de que até outubro deste ano a ferramenta esteja implantada em todas as unidades de Rio Branco e dos demais municípios de referência da região de saúde (Brasileia e Cruzeiro do Sul).

No primeiro semestre de 2018, deve chegar às demais unidades estaduais de saúde localizadas nos municípios, obedecendo ao cronograma estabelecido pela Sesacre.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter