Sinteac também aprova reajuste de 19,48% a professores e 23,75% para apoio

Uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac) decidiu nesta quarta-feira, 9, aprovar o reajuste salarial dos professores e técnico-administrativos, consolidando o que já entendiam como ideal os demais sindicatos da Educação: aumento de 19,48% aos docentes e de 23,75% aos demais trabalhadores.

Entre as entidades representativas, somente o Sinteac ainda não tinha decidido com seus afiliados se aceitavam a proposta apresentada pelo governo do Estado.

Já o Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Acre (SinproAcre) e o Sindicato dos Técnico-Administrativos e Apoio Administrativo Educacional do Estado do Acre (Sintae) tinham preparado um abaixo-assinado com mais de duas mil assinaturas de professores e técnicos de apoio referendando a proposta de aumento.

Algumas horas antes de o documento ser entregue ao governo, no entanto, houve a assembleia do Sinteac que decidiu pela aceitação dos percentuais.

Para o secretário-adjunto da SEE, José Alberto Nunes, o Xaxá, que esteve o tempo todo à frente das rodadas de negociação, a decisão dos professores foi uma “atitude coerente, sensata e muito lúcida, em tempos de crise financeira”.

“Só temos a agradecer ao Codep [Colegiado de Diretores de Escolas Públicas do Acre] e aos sindicatos, que entenderam ser essa a melhor forma de garantir salários justos em meio ao cenário econômico que vivemos”, completou Xaxá, ressaltando o bom diálogo entre o governo do Estado e os representantes das entidades.

Os recursos serão pagos por meio da premiação da VDP dos anos de 2016 e 2017 – cerca de R$ 60 milhões. A proposta segue para apresentação nas assembleias, nos próximos dias.

Para os técnico-administrativos, a proposta é de pagar o reajuste dividido em 8,5% em janeiro de 2017, outros 8,5% em agosto do mesmo ano e 7% em março de 2018. Para os professores continuam o mesmo critério e datas, só que com parcelas iguais.

Às 9 horas de quinta-feira, 10, o secretário de Educação e Esporte, Marco Brandão, e o secretário-adjunto, concedem coletiva sobre o aumento, na sala de reuniões da SEE, na Rua Rio Grande do Sul.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter