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Sine faz atendimento remoto para seguro-desemprego e carteira de trabalho digital

O Sistema Nacional de Empregos (Sine) do Acre, órgão ligado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Seict), segue operando de forma remota para atender às demandas da população, em meio ao distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Os atendimentos, antes realizados de forma presencial na OCA e em outros locais, estão disponibilizados através dos telefones 3215-2442, 3215-2448 e 3215-2419.

Os serviços mais procurados no momento são os de seguro-desemprego e carteira de trabalho digital. De acordo com Marcos Moraes, coordenador do Sine-AC, todos os esforços estão sendo feitos para o atendimento aos acreanos.

Carteira de trabalho digital, disponível em aplicativo de celular, substitui a carteira impressa Foto: Arquivo.

“Atendemos não apenas a demanda local, mas também algumas solicitações de estados próximos, como Rondônia. Mesmo de forma remota, estamos dando conta do serviço. Desde setembro, conseguimos implantar a carteira de trabalho digital, e na plataforma o próprio cidadão pode requerer o seguro-desemprego, facilitando o nosso trabalho. Solucionamos pendências que podem ocorrer, como problemas com o CPF ou nome da mãe errado, por exemplo, e contamos com parceiros importantes, como Receita Federal e Superintendência do Trabalho. Com a equipe alinhada, estamos conseguindo vencer as adversidades mantendo o atendimento de qualidade ao público’’.

Moraes também ressalta o avanço dos pedidos de seguro-desemprego requeridos de forma digital, respondendo por quase 100% da demanda no mês de abril. Para efeito comparativo, em setembro de 2019 não houve nenhum pedido do serviço digital, com todos os atendimentos feitos de forma presencial.

Seguindo o protocolo do Sine, confira abaixo o passo a passo para habilitar o serviço através do aplicativo CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) Digital:

1 – Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível no Google Play ou App Store.

2- No aplicativo, cadastre-se, e depois insira seu CPF e senha.

3- No canto direito do celular, clique em Benefícios.

4- Em seguida, toque em Solicitar Seguro-Desemprego.

5- Informe o número de requerimento do beneficiário.

6- Siga as recomendações do aplicativo

7- Documentação necessária: requerimento do seguro-desemprego, comunicado de dispensa, rescisão do contrato de trabalho, carteira de trabalho, registro geral, CPF, comprovante do saque do FGTS e comprovante de escolaridade.

Para maiores dúvidas, acesse vagasacresine@gmail.com ou ligue para os números 3215-2442, 3215-2448 e 3215-2419.