em agosto

Sinal analógico será desligado em Rio Branco, Bujari e Senador Guiomard em agosto

A Seja Digital é a entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil (Foto: Ascom Seja Digital) )

O sinal analógico de televisão será desligado nas cidades de Rio Branco, Bujari e Senador Guiomard no dia 14 de agosto de 2018. A partir desta data, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo aos programas, todas as residências precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o novo sinal.

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil, realizou nesta quarta feira, 18, em Rio Branco, um café da manhã para esclarecer os detalhes desse processo e sobre o início da distribuição de kits gratuitos nas três cidades acreanas.

A migração do sinal analógico de TV para o sinal digital representa um grande avanço tecnológico e coloca o Brasil no mesmo patamar de países como Estados Unidos e Reino Unido. “Ao ser desligado, o sinal analógico de TV vai liberar a faixa de radiofrequência dos 700 MHz e permitir que as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G, que é mais veloz, tem melhor qualidade, e maior cobertura, inclusive em ambientes fechados”, afirma Antonio Carlos Martelletto, presidente da Seja Digital.

Acesso aos kits

Para saber se tem direito ao kit gratuito, a população das 3 cidades deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos (Foto: Ascom Seja Digital)

Distribuir kits gratuitos com antena e conversor para a população de menor renda atendida pelo governo federal é parte das atribuições da entidade. A lista com os nomes é fornecida pelo governo federal para que a Seja Digital informe ao público por meio de cartas e campanhas de comunicação e possa agendar a retirada dos equipamentos. Os kits gratuitos são compostos de antena digital e conversor com controle remoto.

Para saber se tem direito ao kit gratuito, a população das 3 cidades deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, deverá escolher dia, horário e local para agendar a retirada do kit gratuito. Caso não esteja na lista, basta preencher o formulário com os dados de contato para que a pessoa possa receber em primeira mão a orientação necessária sobre como preparar sua residência para receber o sinal digital de TV.

TV Aldeia

A Fundação Aldeia de Comunicação tem trabalhado para que a TV da rede pública também se adeque às novas diretrizes, buscando a migração para o sinal digital. Em breve, toda a programação da emissora será disponibilizada com muito mais qualidade de som e imagem.

Andréa Zílio, Secretária de Comunicação do Acre, reforça que, quem ganha com a mudança, é a população.

“A partir da decisão do governador Tião Viana de inserir a TV Aldeia no processo de digitalização, temos trabalhado com muito esforço em cada etapa desse processo e esperamos o mais breve possível estar com o serviço disponível para que a população tenha acesso ao conteúdo da TV com a melhor qualidade de som e imagem”, disse a secretária.