O simpósio Desafios sobre Micoses no Acre será realizado nesta sexta-feira, 2, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), em Rio Branco, de 8h30 às 12 horas. Voltado para profissionais da área de saúde, o simpósio tem como objetivo apresentar um estudo sobre a infecção causada por fungos, com foco no diagnóstico clínico e diferencial da paracoccidiosomicose (infecção restrita à América Latina), os desafios da rede de estudos e diagnóstico laboratorial de paracoccidiosomicose e criptococose.
O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, em parceria com a Rede de Estudos sobre Paracoccidiosomicose e Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e terá como palestrantes, infectologistas da Universidade Federal do Acre (Ufac), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A paracoccidiosomicose e criptococose são algumas das micoses endêmicas causadas por fungos comuns no Brasil e têm como porta de entrada o trato respiratório, podendo espalhar-se por todo o organismo.