Uma vitrine que reúne vários estilos musicais. Essa é a marca do Sexta Tem, que apresenta o músico indígena Shaneihu no show “Kanarô”, dia 1º de março, a partir das 20 horas, no palco da Escola Acreana de Música.
Filho de liderança yawanawá, neto do pajé Yawarani, o músico, que já desenvolve um trabalho de composições autorais, promete um espetáculo que mostrará ao público a diversidade cultural do seu povo. “As composições em yawanawá retratam a vida na floresta. Esse projeto musical tem contribuído para o fortalecimento da nossa língua, além de revitalizar e divulgar a nossa cultura”, revela o artista.
O artista que canta a alma de seu povo
Foi aos 18 anos que Shaneihu ganhou um violão de sua mãe. Essa foi a inspiração que faltava para o jovem revelar a sua arte e ir em busca de cantar as histórias de seu povo. Teve que enfrentar vários preconceitos, inclusive entre os seus, uma vez que não é costume do povo yawanawá usar instrumento musical. A partir daí, Shaneihu começou a unir a música cantada pelo seu povo aos acordes do violão. Sua primeira canção é “Kanarô”, parceria com seu pai, que dá nome ao show e ao seu projeto musical.
Com novas composições, em que introduziu uma versão mais artística, o músico tem participado de festivais nas principais capitais brasileiras. Além disso, Shaneihu costuma unir ao seu projeto musical alguns rituais de sua cultura, expandido o conceito: “Pra ser feliz precisa de muito pouco, basta ter amor e serenidade, cantar alegra alma e faz bem a mente”.
O projeto Sexta Tem é uma iniciativa da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), por meio da Escola Acreana de Música.
{xtypo_rounded2}
Serviço
O quê? Projeto Sexta Tem – Shaneihu no Show “Kanarô”
Quando? Sexta-feira, dia 1º de Março de 2013 – 20 horas
Entrada franca{/xtypo_rounded2}