Para facilitar a travessia de pedestres, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) implantou mais uma faixa elevada. Dessa vez, na Rua Epaminondas Jácome, bem no centro de Rio Branco, onde o trânsito é bastante intenso.
Esta é a sexta faixa elevada implantada em Rio Branco e o principal objetivo desse tipo de obra de engenharia é proporcionar mais visibilidade aos condutores, potencializando aos pedestres a segurança na travessia das ruas.
Sâmia de Nazaré, mãe de um dos alunos da Escola Infantil Alexandre dos Santos Leilão, localizada bem próxima à faixa elevada, diz se sentir muito mais segura ao realizar a travessia no local.
“Todos os dias preciso atravessar neste local. Antes a gente passava muito tempo esperando alguém conceder a vez e muitas vezes um condutor parava e os outros não, colocando a nossa vida em risco. Agora ficou muito mais seguro”, diz Sâmia.
No ano passado, 13 pedestres morreram vítimas de acidentes de trânsito em Rio Branco. Em 2016 foram 17. “A redução de um ano para o outro demonstra que o investimento na segurança da travessia é fundamental e tem dado resultados significativos”, enfatiza a diretora-geral do Detran, Shirley Torres.
Outra funcionalidade das faixas elevadas é conceder mais acessibilidade aos cadeirantes, idosos e crianças, por se tratar de uma extensão de calçada, livre de obstáculos como rampas no trajeto.
Esta é a sexta faixa elevada construída em Rio Branco, como parte do projeto de Proteção à Vida em Respeito às Faixas de Pedestres. A próxima a será implantada em Sena Madureira, em parceria com a prefeitura do município.