Na manhã desta segunda-feira, 27, Dia Mundial do Turismo, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, coordenou um city tour para mais de 60 idosos do grupo da melhor idade do Sesc. O passeio levou a caravana para os principais pontos turísticos da capital, como o Palácio Rio Branco e a Biblioteca da Floresta, sempre acompanhados de guias turísticos.
A atividade, promovida em parceria com a Federação do Comércio (Fecomércio), Sesc e a Fundação de Cultura Elias Mansour, visa a inclusão social da terceira idade com o turismo social, aproveitando a proximidade do Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no próximo 1 de outubro.
Após conhecer a Biblioteca da Floresta e o Palácio Rio Branco, o grupo parou para um almoço dançante na Tentamen, onde foi recepcionado pela secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, pela presidente da FEM, Francys Mary, e pela coordenadora de trabalho social com idosos do Sesc, Marizete Melo.
Na oportunidade, Ilmara afirmou que é importante que a comunidade conheça os atrativos turísticos da cidade, proporcionando inclusão social, sendo o turismo uma ferramenta para a longevidade saudável das pessoas.
A diretora da FEM, Francys Mary completou a fala de Ilmara: “Não há melhor momento para estar com a família senão passeando, conhecendo a história do Acre, Estado que eles ajudaram a construir”.
Na ocasião, representando o presidente da Fecomércio, Leandro Domingos, a coordenadora de trabalho social com idosos do Sesc, Marizete Melo, também agradeceu a parceria do governo para as ações de inclusão das pessoas idosas. “É fundamental o intercâmbio cultural com essas pessoas, com o turismo receptivo”, disse.
Após o almoço, o grupo Senadinho Itinerante tocou o melhor do forró. A participante do passeio Maria da Conceição Santos, 81, disse estar satisfeita com a iniciativa. “Gostei muito do passeio, agora eu pude conhecer de verdade o que mudou na cidade, os locais novos de visitação e a biblioteca, onde a gente pode ler e passear. Agora temos muitas coisas para mostrar”, afirmou “Dona Mariazinha”, como é conhecida no Sesc.