Setul lança cardápio em braile como parte do programa de acessibilidade

O cardápio lançado pela Setul contou com a parceria da Adevi e JB Grill (Foto: Rose Farias/Secom)
Cardápio lançado pela Setul contou com a parceria da Adevi e JB Grill (Foto: Rose Farias/Secom)

A Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) tem estabelecido parcerias para o incremento do programa de acessibilidade urbana e adaptação de atividades turísticas no estado. Para isso, lançou nesta terça-feira, 19, o cardápio em braile. O primeiro restaurante a aderir ao programa é o JB Grill.

“Fomos convidados pela Setul, e é importante a inclusão desses clientes. Irei estimular para que outros restaurantes abracem a ideia”, disse Ari Palu Júnior, proprietário do JB Grill e presidente da Associação Nacional de Bares e Restaurantes no Acre (Abrasel).

O lançamento contou com a presença de representantes da Associação de Deficientes Visuais (Adevi), parceiros do projeto. Todo o material foi elaborado pela Adevi, que adaptou o texto para a linguagem braile. Já a impressão e a encadernação foram feitas pela Setul.

“O programa representa muito para os deficientes visuais, pois promove cidadania. Torcemos para que outros estabelecimentos se sensibilizem e tenham seu cardápio em braile. Nós seremos parceiros”, comentou Elimar Nascimento, coordenador da Adevi.

“Nós iremos poder escolher nossos pratos de forma independente, sem precisar de ninguém”, disse Maria Marques (Foto: Rose Farias/Secom)
“Nós iremos poder escolher nossos pratos de forma independente, sem precisar de ninguém”, disse Maria Marques (Foto: Rose Farias/Secom)

“Iremos agora poder escolher nossos pratos de forma independente, sem precisar de ninguém”, disse Maria Marques, acompanhada do artesão Francisco Cleide. Os dois são membros da Adevi.

O cardápio em braile é o segundo produto lançado pela Setul – o primeiro foi a adaptação das placas informativas da trilha do Parque Chico Mendes, com o projeto Trilha Sensitiva.

“O cardápio é uma pequena ação que poderá fazer surtir um resultado maravilhoso. A hospitalidade é a alma de tudo. Quando preparamos o estado para ser um lugar de acessibilidade, estamos dizendo que queremos um turismo para todos, um turismo cidadão”, ressaltou a secretária Rachel Moreira.

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