De 14 a 25 deste mês, técnicos da Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) estarão na região do Vale do Juruá (Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó) realizando uma das maiores mobilizações do Ministério do Turismo no Estado, dentro do macroprograma de Regionalização do Turismo.
Os municípios receberão orientações de qualificação com o programa Receber Bem Acre. Posteriormente haverá ações para a estruturação e fortalecimento das feiras e eventos, além do fortalecimento do artesanato acreano, que começará em sua primeira etapa no Vale de Juruá, seguindo depois para o Vale do Acre.
Segundo a secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, o “arrastão de serviços” sensibilizará não só os empresários do setor turístico, mas também a comunidade, de que receber bem e prestar bons serviços aquece o comércio na região, levando desenvolvimento.
“A equipe da Setul estará presente nesses municípios, com a importante função de mobilizar as pessoas, desde moradores até empresários daquela região, possibilitando que se fortaleça o turismo local, além de aprimorar o setor comercial, alavancando a economia”, disse a secretária de Turismo, Ilmara Lima.
O Programa de Planejamento e Gestão da Regionalização integra um conjunto de projetos e ações relacionado ao planejamento das regiões turísticas nas 27 unidades federativas. Contempla desde atividades de articulação, sensibilização e mobilização até a elaboração e a implementação dos planos estratégicos das regiões turísticas. Tem efetiva atuação por meio da institucionalização de instâncias de governança regional, na formação de redes, na monitoria e na avaliação do processo de regionalização em âmbitos municipal, estadual e nacional.
“Essas atividades fortalecem as ações que a secretaria já desenvolve com seus recursos e parceiros, como o Sebrae nos municípios, as prefeituras através dos Termos de Cooperação Técnica, as cooperativas e associações. “Fortalecer o Estado através de ações que potencializem o crescimento econômico da população por meio do turismo é uma preocupação do governador Tião Viana”, ressaltou Ilmara.