A Secretaria de Turismo e Lazer, através do seu Setor de Artesanato, cadastrou esta semana 68 artesãos e trabalhadores manuais indígenas do Rio Muru, em Tarauacá.
A ação faz parte do circuito de cadastramento de trabalhadores do setor feitos pela Setul e que já atinge mais de 600 em todo o Estado e outros 300 já com suas carteiras do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).
Desta vez, os indígenas das terras 18 praias, Caucho, Tamandaré e Nova Aldeia receberam as carteiras e poderão ter benefícios diversos como ter seus trabalhos categorizados no sistema do Programa do Artesanato Brasileiro, podendo assim ter uma maior representatividade fora do estado.
Além da entrega das carteiras, a SEPMulheres ministrou um Curso de Formação de Artesanato para as mulheres Kaxinawá, em parceria com a Secretaria de Turismo, onde o presidente da cooperativa de artesanato Cooesa, Carlos Taborga, foi o representante.
Carlos, além de ministrar o curso, será quem levará até as referidas aldeias as carteiras já confeccionadas pela Setul para cada um dos artesãos contemplados.
A coordenadora do Setor de Artesanato da Setul, Simone Nascimentto, e a técnica Laura Viana, comemoram mais este avanço no trabalho que vem sendo executado ao longo do ano. “Em breve cada município do estado terá um número significativo de artesãos devidamente cadastrados, dando a oportunidade destes trabalhadores manuais de saírem do anonimato e aumentando sua renda através do artesanato” concluiu Simone.
O artesão que desejar se cadastrar no Sicab e posteriormente receber sua carteira profissional deve procurar a Setul na Arena da Floresta, ou ligar no telefone 3901-3020.