Setul coordena capacitações em etnoturismo em aldeias do Jordão

O grupo de trabalho de etnoturismo coordenado pela Setul realizou, dos dias 7 a 18 deste mês, uma série de capacitações nas terras indígenas huni kuin (kaxinawá) do Rio Jordão, seguindo o cronograma previsto.

Mais de cem indígenas do Acre estão recebendo capacitação para receber turistas (Foto: Assessoria Setul)

Mais de cem indígenas do Acre estão sendo capacitados para receber turistas (Foto: Assessoria Setul)

As capacitações foram aprovadas pelo BNDES V e fazem parte do Projeto de Turismo de Base Comunitária, com a parceria de instituições como Funai, Fundação Elias Mansour, Instituto Dom Moacyr, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Assessoria Especial dos Povos Indígenas do Acre (Aepi).

Cerca de cem indígenas de Jordão receberam sensibilização em etnoturismo e 40 participaram de um curso de condutor de visitantes em áreas naturais, ministrados pelos técnicos Ion David e Humberto Medaglia, consultores em etnoturismo e ecoturismo.

As próximas aldeias a receberem as capacitações serão do povo yawanawá do Gregório, em Tarauacá, a partir do dia 23, e se estenderão até 4 de dezembro.

Ao final dessa etapa, cerca de 420 indígenas estarão capacitados para receber turistas em Tarauacá e Jordão.

Para a secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, o Estado do Acre está sendo referência para o resto do país quanto à atividade de sensibilização dos povos indígenas e quanto à sua inclusão através do turismo de maneira ordenada e qualificada.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter