planejamento

Setor produtivo contará com suporte tecnológico do Meio Ambiente para desenvolvimento do agronegócio

O titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Israel Milani, esteve reunido na manhã desta segunda-feira, 25, com o gestor da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), Edivan Azevedo, para apresentar as ferramentas geoespaciais utilizadas pelo Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma).

A tecnologia do Cigma vai auxiliar nas ações de campo para desenvolvimento do Plano de Agronegócio do Acre 2021/2030.

O secretário Israel Milani apresenta as ferramentas geoespaciais utilizadas pelo Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) Foto: cedida

Participaram também da reunião o presidente da Empresa de Assistência Técnica Extrativista Rural do Acre (Emater), Rynaldo Lúcio dos Santos; o pesquisador-chefe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Eufran Amaral; o presidente da Companhia de Armazéns Gerais e Entreposto do Acre (Cageacre), Nelson Oliveira; e técnicos Sepa, que compõem o grupo executivo do plano.

Técnicos do Meio Ambiente apresentaram as ferramentas e produtos do Cigma. Além da Sala de Situação e Monitoramento Hidrometeorológico, o Cigma conta com uma Unidade Central de Geoprocessamento (Ucegeo), o Escritório Técnico de Gestão do Cadastro Ambiental Rural e do Programa de Regularização Ambiental (CAR/PRA) e a Divisão de Geoprocessamento do Instituto de Meio Ambiente (Imac), que permite a integração de dados em tempo real.

Israel Milani explicou que essas ferramentas podem ser usadas para cruzar dados, traçar metas e identificar soluções para alavancar o setor produtivo no Acre. Milani ofertou ainda aos gestores treinamento técnico para acesso à plataforma.

“Toda essa estrutura pertence ao governo do Estado e a ideia é auxiliar gestores a otimizar tempo e custos, e ampliar investimentos dentro de uma margem de eficiência a partir dos objetivos de cada secretaria”, destacou.

Edivan Azevedo elogiou a diversidade de informações disponíveis e destacou que o acesso aos dados de geoprocessamento e de gestão do CAR/PRA irá auxiliar no planejamento do plano agrícola com maior eficiência na execução dos projetos.

“A partir da estrutura disponibilizada pelo Cigma, teremos acesso a dados precisos sem a necessidade de ir a campo. Isso facilitará à nossa equipe o planejamento e a execução de ações futuras. Com essas informações, vamos também identificar os gargalos e trabalhar para alavancar o setor produtivo”, disse Edivan.