Setor moveleiro marca presença na maior feira de negócios do Acre com ampla variedade de produtos

A Expoacre é um evento fundamental no calendário oficial do Acre e é consolidado como a maior feira de negócios do estado. O evento oferece uma oportunidade única para exibir aos visitantes a diversidade da produção acreana.

Neste ano, no Espaço Indústria, estão presentes fabricantes de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Ao todo, 12 empreendimentos apresentam e comercializam uma ampla variedade de produtos, incluindo artefatos de madeira, portas, janelas, móveis em MDF, laminados e móveis em madeira, incluindo peças artesanais com design exclusivo.

Mobiliário de fabricação regional na Expoacre 2023 (Foto: Marcelo Moura/ Seict)

Manoel Machado, conhecido como Natan, especializado na fabricação de móveis artesanais, tem participado da feira desde 2014. Em sua avaliação, o evento funciona como uma vitrine valiosa para seus negócios. “Ainda estou colhendo os frutos das edições anteriores. Aqueles que me viram aqui no ano passado voltaram para fazer compras. É por isso que me esforço para estar presente”, compartilhou.

Pela primeira vez na Expoacre, Alan Matheus, fabricante de móveis em Cruzeiro do Sul, também enxerga a feira como uma oportunidade de aumentar a visibilidade de seus produtos. Ele considera que a viagem a Rio Branco foi um investimento vantajoso: “Nesses sete dias de feira, a divulgação e o interesse das pessoas em conhecer e saber mais sobre nossos produtos têm sido positivos para nossas vendas”.

Dados da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóveis) indicam que, nos últimos dois anos, o setor moveleiro enfrentou desafios, mas a perspectiva é de crescimento. No Acre, o setor segue uma tendência semelhante.

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Móveis do Estado (Sindmóveis), Augusto Nepomuceno, após um período de retração, o setor está começando a mostrar sinais de recuperação. “O Programa de Compras Governamentais (Comprac), que prioriza a aquisição de produtos locais, tem contribuído. O setor está otimista. A grande expectativa é manter a parceria com o governo”, enfatizou Nepomuceno.

Augusto, que é proprietário de uma das mais antigas e maiores fábricas de móveis em Rio Branco, também marca presença na Expoacre. Ele destaca: “A feira desempenha um papel fundamental na promoção dos nossos produtos. Os resultados podem não ser imediatos, mas certamente surgem a médio e longo prazo”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter