solidariedade

Setembro Verde promove atividades para incentivar doação de órgãos

Em alusão ao “Setembro Verde”, mês que incentiva o debate sobre a doação e o transplante de órgãos, várias atividades serão desenvolvidas em Rio Branco com o intuito de promover e fortalecer as ações em prol da campanha de doação de órgãos.

Com o objetivo de participar desse esforço, fórum, palestras e caminhada verde acontecem ao longo do mês.

Um dos momentos mais aguardados é a realização do II Fórum de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), promovido pela Central Estadual de Transplantes do Acre e a Organização de Procura de Órgãos (OPO) com apoio do Huerb, no próximo dia 14.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), que atua dentro do Huerb, Mônica Maia, o encontro será uma oportunidade de abordar assuntos relacionados aos desafios e às estratégias no processo de doação e transplantes de órgãos.

“O objetivo é fortalecer e aprimorar as estratégias de melhoria do processo de doação e transplantes de órgãos, além de sensibilizar os profissionais de saúde sobre a importância das atividades desenvolvidas na unidade e no Estado”, destaca.

O II Fórum de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos é voltado para profissionais de hospitais públicos e privados do estado, além de acadêmicos da área de saúde. Os interessados em participar têm até o dia 10 para fazer a inscrição, através do portal www.sympla.com.br. O evento é gratuito.

A coordenadora estadual da Central de Transplantes, Regiane Ferrari, ressalta a importância de existir um projeto como o Setembro Verde, que promove debates para que se quebrem tabus e as pessoas se familiarizem mais com o tema e, assim, percam o medo da doação de órgãos.

“Em muitos casos, a desinformação ainda é a grande barreira quando o assunto é doação de órgãos. Por isso é tão importante esse profissional da saúde estar bem familiarizado com o tema para que a abordagem familiar seja feita de forma correta”, explica.

O Acre já contabiliza mais de 600 transplantes. No Hospital das Clinicas (HC) já foram realizados 304 transplantes de órgãos, além dos mais de 300 pacientes que receberam órgãos transplantados em outros estados via Tratamento Fora de Domicílio (TFD), por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Hospital das Clínicas já realizou 304 transplantes de córneas, fígado e rins (Foto: Júnior Aguiar)