Sesp se reúne com representantes das regionais de segurança

Representantes das regionais analisam dados e traçam metas durante reunião (Foto: Assessoria Sesp)

Representantes das regionais analisam dados e traçam metas durante reunião (Foto: Assessoria Sesp)

A reunião de avaliação dos resultados do mês de junho foi realizada nesta semana, no auditório da Secretaria de Segurança (Sesp), com a presença do secretário de Segurança Pública Ildor Reni Graebner, dos comandantes, delegados e analistas das cinco regionais de segurança.

Os indicadores demonstram que, apesar de todos os esforços e otimização de recursos, há elevação dos índices considerando a variação percentual no primeiro semestre de 2013 em relação ao mesmo período do ano anterior.

A partir da avaliação dos indicadores prioritários de violência (homicídio, roubo e furto), e diante das condições logísticas e humanas atuais existentes, foram acordadas estratégias de operações para reduzir a violência e a criminalidade, bem como novas ações operacionais para fortalecer todas as regionais, em especial a Divisão Antiassalto (DAPC). Essa iniciativa será orientada pelas informações resultantes das produções da Inteligência e da Análise Criminal no tocante à identificação dos infratores reincidentes, já conhecidos pela Segurança Pública. Algumas delas dependem ainda da aprovação dos respectivos Comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil.

“O desempenho atual das polícias encontra-se limitado, em virtude do seu reduzido efetivo e da insuficiência dos seus meios logísticos. Entretanto, os resultados demonstram que existe a total dedicação e comprometimento dos seus integrantes no combate à criminalidade, tanto na repressão como na prevenção, e com essas ações qualificadas, aliadas às parcerias com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público, com a celeridade dos procedimentos judiciais, vamos reduzir e manter os índices da criminalidade em níveis toleráveis”, afirmou o secretário Reni Graebner.

Normalmente, reuniões de avaliação e monitoramento ocorrem mensalmente por regional, mas a partir deste mês elas serão realizadas em conjunto com todos os representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil das cinco regionais da capital. Estiveram presentes à reunião a equipe de gestão estratégica da Secretaria de Segurança Pública, o coronel Célio, da Polícia Militar, representando o Ministério Público, Robson Charles, representando o Departamento de Trânsito (Detran), delegado Carlesso, representando a DAPC (Divisão antiassalto), delegado Wanderlei, representando a Secretaria de Polícia Civil, e o coronel Espíndola, da Polícia Militar, representando o CPO I .

Atualmente, o governo do Estado, por meio da Sesp, está finalizando a instalação de 50 câmeras de videomonitoramento na capital, sendo 30 com recursos de convênio da Senasp e 20 com recursos do Programa Crack e outras drogas.

Com a instalação dessas câmeras haverá uma otimização no monitoramento dos locais de maior mancha criminal identificados pela análise criminal das polícias Militar e Civil, esperando-se que com essas ações preventivas haverá uma redução de toda a criminalidade – homicídios, roubos e furtos, principalmente.

Além do telefone de emergência 190, novos serviços foram colocados à disposição da população através do Disque Denúncia, de forma anônima, pelos telefones 181 e 193, e estão apresentando resultados positivos na área preventiva, antecipando as ações para que os fatos criminosos não aconteçam, e na repressão, com a efetivação da prisão dos infratores denunciados.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter