Representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) realizaram nesta segunda-feira, 30, uma visita institucional à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Acre (Sesp), para esclarecer eventuais dúvidas sobre um questionário que será aplicado ao órgão, a fim de fazer o levantamento das ações de governança.
A consultoria está sendo aplicada em todo o país. O procedimento inclui o estudo de alguns aspectos da atuação das secretarias estatuais dessa área para verificar se estão alinhadas com a política da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
De acordo com o titular da Sesp, Ildor Reni Graebner, o questionário é uma forma do TCU auxiliar a instituição e mostrar algum problema encontrado na política. “É uma avaliação de monitoramento se nós estamos cumprindo as determinações do pacto feito com a União. Após isso, receberemos as orientações de acordo com o resultado”, explica.
Segundo o gestor, o Acre não apresenta nenhuma alteração imprópria. “Nós temos orientado todos os nossos técnicos e estamos bem alinhados com toda a política da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron)”, garante.