SESP e TJ firmam convênio de integração do sistema SIGO

Integração dos sistemas de informações aumentará a eficácia no combate à violência e à criminalidade. Convênio se estendeu à Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal

assinatura_convenio_011.jpg
assinatura_convenio_04.jpg

Na tarde da última segunda-feira, 25 de outubro, foi realizada no auditório da Secretaria de Segurança Pública, a assinatura do convênio de Integração dos sistemas de informações entre SESP e Tribunal de Justiça do Acre – TJAC, além das Polícias Federal e Rodoviária Federal.

A integração amplia as informações e incorpora facilidades às rotinas jurisdicionais e administrativas assegurando ganhos de produtividade e otimização na atuação dos juízes, além de possibilitar maior celeridade nos julgamentos e controle sobre a situação penal de cada reeducando, aumentando a eficácia no combate à violência e à criminalidade.

Participaram da assinatura do Termo de Cooperação a Secretária de Segurança Pública do Acre, Márcia Regina, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Pedro Ranzi, o Promotor de Justiça Álvaro Luiz Pereira representando o Ministério Público, o Superintendente da Polícia Federal, José Carlos Calazane, Comandante Geral da Polícia Militar do Acre, coronel Romário Célio e o Corregedor da Polícia Civil, André Monteiro.

Participaram também representantes dos órgãos que já fazem parte da estratégia de integração da segurança pública com os órgão de justiça, o Ministério Público

Estadual, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Técnica, Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN e Instituto de Administração Penitenciária – IAPEN.

Durante o encontro, Márcia Regina apresentou aos participantes o Sistema Integrado de Gestão Operacional – SIGO e os últimos indicadores sobre a segurança no Estado, ressaltando as ações de combate à violência e à criminalidade que vem acontecendo em todo o Estado, bem como a Metodologia de Integração e os Resultados do Sistema de Metas e os indicadores estratégicos estipulados a cada unidade de segurança.

A secretária destacou também os avanços atingidos a partir da reestruturação do policiamento ostensivo, como o aumento de policiais nas ruas e a maior proximidade com os cidadãos. "Os aspectos positivos obtidos a partir da criação da metodologia de Gestão Integrada da Segurança Pública são visíveis. As instituições precisam estar cada vez mais unidas e fortalecidas para que o combate à violência ocorra em toda a estrutura da justiça criminal", afirmou Márcia Regina.

Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Pedro Ranzi, as ações dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo precisam ser conjuntas, por isso a integração entre os sistemas de informações é um grande passo para que tenha ações mais eficientes de combate à criminalidade. "O combate mais eficaz contra a criminalidade só será possível havendo uma união de esforços e de um trabalho em conjunto, sem isso nós não iremos a lugar nenhum", disse Pedro Ranzi.

A integração também foi aprovada pelos demais representantes que atribuíram a ação como um passo importante na implementação de ferramentas para gestão e controle do sistema de Segurança Pública.

"Essa integração tem demonstrado que a cooperação e o compartilhamento de informações são fatores essenciais na condução de ações em prol de melhorias na segurança pública", afirmou Getulio Mário Azevedo, inspetor da PRF no Acre.

Para o Superintendente da Polícia Federal no Acre, José Carlos Calazane essa integração permite aperfeiçoar a gestão da segurança pública com respostas mais rápidas as questão da área.

O Grupo de Gestão Integrada da Segurança Pública – GGI- SP volta a se reunir no próximo mês para compartilharem os resultados da integração, bem como para deliberar novas ações de combate a criminalidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter