São oferecidas 35 vagas para órgãos e entidades que atuam direta ou indiretamente com o tema
A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e o Conselho Estadual de Entorpecentes do Acre (Conen/AC) promovem, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), núcleo de Cruzeiro do Sul, um curso de formação de Agentes Multiplicadores ao Uso Abusivo de Drogas, no período de 17 a 21 deste mês.
Segundo o ministrador do curso, Mário Elder, o objetivo principal dessa ação preventiva ao uso abusivo de drogas é formar multiplicadores para que eles estejam capacitados a repassar informações precisas e atualizadas sobre a dependência química, considerada pela Organização Mundial de Saúde (CID 10) uma doença e também um problema de saúde pública.
Elder disse que serão oferecidas 35 vagas para órgãos e entidades que atuam direta ou indiretamente com a questão das drogas. O público alvo do cursos são policiais civis, militares e federais, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Juizado do Menor e Adolescente, CAPS, Casa de Medidas Sócio-Educativas, APADEQ, Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Alcoólicos Anônimos, Hospital do Juruá, professores da Ufac e diretores de escolas públicas.
"Acreditamos que, por meio da informação, do esclarecimento e principalmente da sensibilização, podemos diminuir a demanda pelas drogas e, como conseqüência, a redução da sua oferta", conclui o presidente do conselho, Mário Elder.
O curso será realizado em horário integral na Ufac de Cruzeiro do Sul, coordenado pela professora Eliane de Oliveira, do Centro Multidisciplinar.