Centro de Educação do Trabalhador visa elevar escolaridade do industriário acreano
Para melhor atender ao Programa Educação Para Nova Indústria, o SESI/AC inaugura nesta terça-feira, 5, às 8h30, a nova sede do Centro de Educação do Trabalhador (CET), batizada de "Naildo Carlos de Assis" – primeiro presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC). A instituição nasceu com a missão de promover a qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O Programa SESI/Educação do Trabalhador foi lançado em maio de 1998, pelo Departamento Nacional do SESI, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e, conseqüentemente, para o desenvolvimento da Indústria Nacional. O Programa tem como seu público-alvo os trabalhadores analfabetos e subescolarizados da indústria e, por meio das parcerias, estende-se aos jovens e adultos dos diversos setores da economia.
Em 2005, por ocasião da venda da antiga sede da FIEAC, localizada no 2º Distrito, o Centro de Educação do Trabalhador passou a funcionar nas instalações do SESISAÚDE, onde permaneceu até a conclusão da nova unidade. Diferentes modalidades de ensino são oferecidas ao público, desdobradas em 10 programas, onde se inclui a elevação da escolaridade do trabalhador. Com aulas semipresenciais, o aluno tem a liberdade de fazer o próprio horário, de acordo com a disponibilidade de tempo. As metodologias são específicas e adequadas às necessidades de jovens e adultos.
As instalações do CET são climatizadas, contando com um laboratório de informática, acesso à internet para pesquisas, aulas em DVD, biblioteca, referencial para pesquisa, livros didáticos, atendimento personalizado e corpo docente de alto nível, por área de conhecimento.
Visando o investimento no capital humano, impactando positivamente na produtividade do fator trabalho, a educação passa a ser encarada como base para a competitividade da indústria como também para o desenvolvimento sustentável do Estado e do País.
"Antes disso, trata-se de um bem de investimento que produzirá resultados claros para o trabalhador e para a empresa", afirma João Francisco Salomão, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) e diretor regional do SESI.
MELHORIAS – Em relação ao industriário, a educação melhora o nível de compreensão de normas, instruções e tabelas, por exemplo. Além disso, amplia a visão de mundo, melhora a qualidade da comunicação no grupo, desenvolve maior agilidade do raciocínio lógico e desenvolve a capacidade de resolução de problemas.
Já para a empresa, há ganho de produtividade e competitividade, melhoria da eficiência do processo produtivo, maior possibilidade de melhorar a qualidade dos produtos e redução de desperdícios.
Serviço
Período de funcionamento:
Das 8h às 20h, sem intervalo para almoço.
Informações:
Rua Isaura Parente 2.710 – Estação Experimental (próximo ao SESISAÚDE)
Fones: (68) 3901- 4411/4412/4413/4418
E-mail: educa@sesiac.org.br